quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Policial é investigado por agarrar ativista pelos seios em protesto na Espanha

Vítima estava com outras duas manifestantes protestando contra grupo que homenageava ditador Francisco Franco em praça de Madri

redacao Por redacao
13/04/2023 - 14:03
em Mundo
A A
POLICIAL E ATIVISTA DO FEMEN NA ESPANHA

Policial é investigado por agarrar ativista do Femen pelos seios em protesto na Espanha (Reprodução Twitter)

Compartilhar:

Um agente da polícia de Madri, na Espanha, passou a ser investigado por agarrar uma ativista do grupo Femen pelos seios quando realizava sua detenção.

O caso ocorreu no dia 20 de novembro do ano passado, quando três ativistas do grupo chegaram à Plaza de Oriente de Madri, tiram os casacos e mostram os seios, em protesto contra uma concentração naquele ponto da capital em homenagem ao ditador Francisco Franco.

Os membros da Polícia Nacional interceptam os manifestantes após alguns segundos. No momento da detenção, um dos agentes agarra uma delas por trás e “aperta seus seios com as duas mãos”, como capturou um fotógrafo, segundo a denúncia apresentada a um tribunal de Madri, que convocou o policial para testemunhar na próxima quinta-feira pelo crime de abuso sexual.

“É a primeira vez na história do Femen Spain que uma ativista denuncia um policial por abuso sexual durante a detenção”, explica Endika Zulueta, advogada do grupo. “Até aquele dia, elas nunca haviam sofrido abuso durante as prisões nos múltiplos atos que protagonizaram, o último às portas do Senado.”

Leia Também

Trump cobra fechamento das fronteiras da França após onda de protestos e violência

Protestos na França terminam com um morto e mais de mil detidos

“É a primeira vez na história do Femen Spain que uma ativista denuncia um policial por abuso sexual durante a detenção”, explica Endika Zulueta, advogada do grupo. “Até aquele dia, elas nunca haviam sofrido abuso durante as prisões nos múltiplos atos que protagonizaram, o último às portas do Senado.”

A reunião de grupos franquistas na Plaza de Oriente no dia 20 de novembro, em homenagem a Francisco Franco, falecido naquele dia em 1975, ocorre há anos.

No ano passado, porém, ativistas do Femen fizeram uma manifestação em repúdio ao ditador. Em 2022, segundo a denúncia, a ação “simbólica e pacífica” consistiu “em gritar [a proclamação] ‘ao fascismo, nem honra, nem glória’, e, por ser um sinal de identidade desse grupo, usam o corpo, manifestando nele suas reivindicações”.

“Esta ação se repete há vários anos no mesmo local e sempre foi interceptada pela Polícia”, diz a denúncia, que acrescenta: “É óbvio que este ano a Polícia antecipou a ação e estava disposta a abortá-la desde o começo”.

Na ocasião, as três mulheres foram liberadas após serem identificadas pela Polícia. Alguns dias depois, a mulher assediada apresentou uma denúncia contra o agente, que o Tribunal de Instrução de Madri admitiu para tramitação apenas em 19 de janeiro deste ano.

Em seguida, o magistrado convocou os envolvidos para se manifestarem. O juiz marcou para esta quarta-feira os interrogatórios da ativista do Femen e do fotógrafo da Efe, e, para esta quinta-feira, o do agente.

Com informações do Jornal O GLOBO.

Tags: #Ativistas#Femen#Feminismo#Violência Contra as Mulheres
Notícia anterior

Atores pornôs são presos acusados de extorquir dinheiro de homens casados

Próxima notícia

Toytota Prius que faz 200 km/L pode chegar ao Brasil

redacao

redacao

Próxima notícia
toyota prius que faz 200 km po litro

Toytota Prius que faz 200 km/L pode chegar ao Brasil

adolescente que morreu apos desafio na australia

Adolescente morre na Austrália depois de participar de desafio viral

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist