Imagens de personagens históricos em selfies descontraídas viralizaram na internet ao mostrarem figuras como Jesus, Cleópatra e Napoleão sob um novo ângulo. Criadas a partir do software de inteligência artificial Midjourney, as figuras foram geradas pelo cineasta britânico, Duncan Thomsen, de 53 anos, com traços ultrarrealistas.
As “selfies” são releituras de cenas como a Batalha de Waterloo, conhecida como a derrota final de Napoleão Bonaparte, e a Última Ceia, que precedeu a crucificação de Jesus. Retratos da Rainha Elizabeth I (1558-1603) e Henrique VIII (1509-1547) também foram gerados pelo britânico – e divertiram a internet.
“Os resultados são hilários, e todos com quem compartilhei meu trabalho, não conseguem acreditar como as fotos realmente parecem reais”, disse Duncan Thomsen, 53, a agência de notícias SWNS.
Para a criação das imagens, Thomsen explica que foi preciso dar instruções detalhadas ao software, o que tornou o processo demorado. “Você pode pedir que a IA seja historicamente precisa e então ela pode referir-se a qualquer coisa, em qualquer lugar, em qualquer lugar, essa é a beleza disso”, explicou.
Esta brincadeira permitiu ao editor de filmes “cruzar referências em tudo em que trabalhei e explorar minha imaginação sem limites.” Duncan ainda acredita no potencial desta técnica agregar os conteúdos dados nas aulas de história nas escolas.

“A tecnologia pode ser usada nas escolas como uma nova forma de ensinar e envolver as crianças com a história do mundo – é como viajar ao passado sem uma máquina do tempo. Você pode pedir que a IA seja historicamente precisa e então ela fará referência a qualquer coisa, em qualquer lugar. Essa é a beleza disso”, explica o editor, ao New York Post.
Com informações da Época Negócios.








