Sistema deve chegar a todos os eleitores brasileiros até 2020, diz ministro Gilmar Mendes
Da redação
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) espera cadastrar todos os eleitores no sistema biométrico até 2020. Para o pleito do próximo ano, a meta é fazer com que, pelo menos, 80 milhões de pessoas que estejam aptas votem pelo sistema de impressão digital.
“Certamente vamos concluir todo esse trabalho para as eleições de 2020”, disse o presidente do TSE, Gilmar Mendes, ao falar sobre o tema no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) nesta segunda-feira (13/03). As informações são da Agência Brasil.
NA IMAGEM ACIMA Ministro Gilmar Mendes, durante entrevista coletiva para apresentar panorama do Programa de Identificação Biométrica no TRE-SP | Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE
O TRE paulista iniciou o recadastramento biométrico obrigatório em 79 municípios, totalizando 933,8 mil eleitores. Atualmente, mais de 6,5 milhões dos aptos a votar no estado estão registrados no novo modelo.
Para se recadastrar, os eleitores devem agendar o atendimento na página do TRE. Quem não comparecer à revisão nas cidades onde biometria é obrigatória terá o título cancelado. Nas demais localidades, os cidadãos podem pedir o registro voluntariamente.
Segundo Mendes, a identificação pelas impressões digitais vai dar mais segurança a processos como o de coleta de assinatura para criação de partidos ou para projetos de lei de iniciativa popular.
“Eu imagino que, tanto nos projetos de iniciativa popular quanto apoiamento de formação de partidos, nós teríamos agora a possibilidade de usar esse sistema da assinatura digital.”








