quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Professora de Filosofia na Bahia é intimada por ‘doutrinação feminista’

Unidade escolar afirmou que intimação policial censura o trabalho da professora, e interfere na autonomia de projeto de formação humana, crítica e socialmente ativa

redacao Por redacao
19/11/2021 - 15:16
em Cidade
A A
O Colégio Estadual Thales de Azevedo (CETA), que fica no bairro do Costa Azul, em Salvador, manifestou uma nota de repúdio depois que uma professora de Filosofia foi intimada em delegacia por "doutrinação feminista" e conteúdo de cunho "esquerdista"

Colégio Estadual Thales de Azevedo, no bairro do Costa Azul, em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

Compartilhar:

O Colégio Estadual Thales de Azevedo (CETA), que fica no bairro do Costa Azul, em Salvador, manifestou uma nota de repúdio depois que uma professora de Filosofia foi intimada em delegacia por “doutrinação feminista” e conteúdo de cunho “esquerdista”, na quinta-feira (18).

Segundo informações do g1, o caso foi registrado por uma aluna e a mãe dela na Delegacia Especializada de Repressão a Crime Contra Criança Adolescente (Dercca). Os nomes das envolvidas não foram divulgados pela Polícia Civil, que informou que a mãe relatou que a filha teria sofrido constrangimento na escola.

No registro da delegacia, a mulher disse que a adolescente teria sido hostilizada por colegas e impedida de participar de atividades em grupo, sob consentimento da professora. A Polícia Civil detalhou que só as investigações vão comprovar se as informações relatadas são verdadeiras.

Em posicionamento oficial, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) negou a versão da mãe da estudante. Segundo o APLB, trata-se de “tentativa de intimidação, coação e pressão psicológica por grupos de extrema direita”, para reprimir a liberdade de expressão e tumultuar aulas e algumas atividades propostas pelos professores e professoras.

Leia Também

Macaé amplia oferta de insulina glargina para crianças e idosos com diabetes

Justiça limita fiscalização de vereador em São Francisco; multa de R$ 2 mil por descumprimento

Também em nota oficial, o CETA informou que a intimação fere a liberdade e autonomia pedagógica, que são princípios constitucionais, além de interferir na autonomia de projeto de formação humana, crítica e socialmente ativa. Disse ainda que as alegações têm provocado o “enviesamento dos conhecimentos historicamente construídos e dos fenômenos sociais, em silenciamento dos docentes”.

O APLB também relatou que, depois de receber a intimação, a professora ficou abalada emocionalmente, e precisou ser hospitalizada para atendimento médico de urgência. Tanto o sindicato, quando o colégio prestaram apoio à docente.

Tags: #FeminismoCensuraProfessores
Notícia anterior

Macaé assume protagonismo como polo econômico regional

Próxima notícia

Vídeo: acidente mata mochileiro que percorreu mais de 36 mil km pelo Brasil

redacao

redacao

Próxima notícia
Morre mochileiro que percorreu mais de 36 mil km pelo Brasil e se acidentou na etapa final da viagem em MS

Vídeo: acidente mata mochileiro que percorreu mais de 36 mil km pelo Brasil

Henzo Gabriel morreu devido a um corte profundo no pescoço — Foto: Redes Sociais

Polícia Civil investiga a morte de criança de 5 anos no interior de MG

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist