quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Caso Henry: Babá que mudou depoimento é indiciada por mentir em delegacia

Thayna de Oliveira Ferreira foi indiciada pelo crime de falso testemunho na 16ª DP (Barra da Tijuca), no dia 22 de setembro

redacao Por redacao
09/10/2021 - 10:21
em Cidade
A A
Camara aprova Lei Henry Borel

Menino Henry Borel foi morto foi morta no apartamento onde morava com a mãe, Monique Medeiros, e o padrasto, o ex-vereador, Jairo Souza Santos, o Jairinho. ( Foto: Foto: Reprodução)

Compartilhar:

A babá Thayna de Oliveira Ferreira, contratada para cuidar de Henry Borel Medeiros no apartamento 203 do bloco I do condomínio Majestic, no Cidade Jardim, foi indiciada pelo crime de falso testemunho na 16ª DP (Barra da Tijuca), no dia 22 de setembro, segundo informa reportaem do jornal Extra.

Para o delegado Leandro Gontijo, a funcionária mentiu nas duas declarações prestadas ao também delegado Henrique Damasceno, durante as investigações da morte do menino. Na noite desta quarta-feira, dia 7, ela apresentou uma terceira versão para o caso: afirmou desconhecer agressões à criança e ter sido manipulada por Monique Medeiros da Costa e Silva, mãe de Henry, contra Jairo Souza Santos Júnior, padrasto do menino.

— Foi instaurado inquérito e houve a tentativa de intimação da investigada por duas vezes sem sucesso, mas, a partir da análise das declarações prestadas em sede policial totalmente díspares, opostas, variantes concluímos pelo indiciamento dela. Foi comprovado que ela não tem noção da responsabilidade dela como testemunha, com o dever legal de dizer a verdade — explicou o delegado.

No primeiro depoimento que prestou, em 24 de março, a babá negou ter presenciado qualquer anormalidade na família, a quem disse ter visto reunida no máximo quatro vezes, e garantiu que eles viviam em harmonia. Na ocasião, ela contou costumar dar banho em Henry, definido por ela como uma criança “boa” e “perfeita”, e garantiu nunca ter visto qualquer marca de violência em seu corpo.

Leia Também

Macaé amplia oferta de insulina glargina para crianças e idosos com diabetes

Justiça limita fiscalização de vereador em São Francisco; multa de R$ 2 mil por descumprimento

Ela relatou que Monique “se esforçava para agradar o filho de todas as formas e demonstrava carinho com ele”. E contou também que Henry, às segundas-feiras, lhe fazia algumas perguntas, como “Tia, por que existe a separação?” Para essa questão, ela diz ter respondido: “Para as pessoas não ficarem brigando, é melhor que se separem.”

A babá de Henry contou aos policiais que iniciou as atividades no apartamento do casal em 18 de janeiro, passando a cuidar de Henry de segunda a sexta-feira, alternando o início da escala de trabalho entre 9h e 11h30, conforme as aulas da escola do menino.

Ela narrou que o menino assistia às aulas de maneira tranquila e concentrada e nunca demonstrou nenhuma irritação nem inquietação. A babá relatou ainda que, por volta de 9h30 do dia 8 de março, recebeu uma ligação de Monique, que dizia: “Você não precisa ir trabalhar hoje. Henry caiu da cama. Perdi meu bem mais precioso”.

Em novo depoimento, em 12 de abril, Thayna disse que, por medo, havia mentido. Na ocasião, Monique e Jairinho já estavam presos temporariamente e os peritos já haviam recuperado mensagens que mostraram ela avisando em tempo real a Monique as agressões de Jairinho contra Henry.

Ela afirmou que,”por ter visto o que Jairinho tinha feito contra uma criança, ficou com medo que algo também pudesse acontecer com ela própria”. Ela afirmou, ainda, que a avó materna do menino, a professora Rosângela Medeiros da Costa e Silva, tinha conhecimento das agressões sofridas por Henry.

A funcionária disse ter presenciado agressões de Jairinho contra Henry em três momentos, inclusive a narrada a patroa por WhatsApp, em 12 de fevereiro. Nas mensagens, ela dizia que o vereador havia se trancado no quarto com Henry, e logo depois o menino relatou que recebeu “bandas” e “chutes”. A criança estava mancando e apresentava hematomas nos braços e nas pernas.

De acordo com o relatório final do inquérito que indiciou Monique e Jairinho por torturas e homicídio qualificado contra Henry, no entanto, a análise das mensagens trocadas por Thayna revelam que aquelas não foram as primeiras situações de violência à qual Henry fora submetido e ainda que as agressões seriam “bem graves do que foi narrado por ela em sede policial”.

Nas conversas, ela chega a afirmar ao pai e ao namorado que, tamanho o desespero de Henry ao ver Jairinho, fez com que ele chegasse a rasgar sua blusa (“Ele gritava horrores”, escreveu). Ela ainda conta ter ganho R$ 100 do ex-vereador para “ficar quieta”.

Ontem, ao prestar depoimento como a sétima testemunha de acusação na primeira audiência de instrução do julgamento do caso, Thayna negou que tivesse tido conhecimento de agressões contra o menino. Ela disse não se lembrar das mensagens de seu celular e relatou ter sido direcionada por Monique a dizer que ela, Jairinho e Henry tinham “uma família linda, de (comercial de) margarina”.

— Eu me senti usada pela Monique durante todo esse tempo, no sentido de que ela tentou me mostrar um monstro do Jairinho, mas eu nunca vi nada dele. Ela me contou várias coisas dele, fez a caveira — declarou a funcionária, enquanto era questionada pelo promotor Fábio Vieira.

No fim da audiência, a juíza Elizabeth Louro Machado, do II Tribunal de Justiça do Rio, determinou que sejam encaminhadas cópias do depoimento para que a 16ª DP apure um novo crime de falso testemunho cometido por Thayna.

Tags: #Caso Henry Borel#Dr. Jairinho#Monique Medeiros
Notícia anterior

Policial militar é morto por bandidos na Zona Norte do Rio

Próxima notícia

STF manda Twitter bloquear duas contas de blogueiro bolsonarista

redacao

redacao

Próxima notícia
STF justifica prisão de Allan dos Santos

STF manda Twitter bloquear duas contas de blogueiro bolsonarista

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade neste sábado (9) a extensão do prazo de validade da vacina contra a Covid-19 da Janssen de 4,5 meses para 6 meses

Anvisa amplia prazo de validade da vacina da Janssen para 6 meses

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist