quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Mortes durante enchentes causadas por furacão revelam a vida no subsolo de NY

Milhares de pessoas, muitas delas imigrantes ou residentes de baixa renda que não podem pagar os aluguéis exorbitantes da cidade

redacao Por redacao
03/09/2021 - 18:53
em Mundo
A A
Tempestade Ida causa mortes e inundações em Nova York

Uma funcionária recolhe mercadorias danificadas pela enchente da loja Dollar Depot em Mamaroneck, Nova York, nesta quinta (8), inundada após passagem da Tempestade Tropical Ida na região — Foto: Mike Segar/Reuters

Compartilhar:

Quando a chuva inundou a cidade de Nova York na noite de quarta-feira, transformando ruas em rios e inundando estações de metrô, as autoridades emitiram um alerta desesperado para manter os moradores seguros: Fiquem em casa.

Ainda assim, muitos dos nova-iorquinos que perderam a vida durante as enchentes foi encontrada em porões, depois que a água das ruas entrou em suas casas pelas janelas.

Um desastre natural grave pode tornar qualquer lugar inseguro. Mas o número de mortos na tempestade de quarta também destacou o mundo único e sombrio dos apartamentos subterrâneos na cidade de Nova York.

Dezenas de milhares de pessoas, muitas delas imigrantes ou residentes de baixa renda que não podem pagar os aluguéis exorbitantes da cidade, procuram abrigo em moradias subterrâneas que muitas vezes não são consideradas legais para moradia e não atendem aos regulamentos de segurança ou de construção.

Leia Também

Trump cobra fechamento das fronteiras da França após onda de protestos e violência

Protestos na França terminam com um morto e mais de mil detidos

Não está claro se todas as casas onde as pessoas morreram durante a tempestade eram unidades ilegais. Mas em uma casa em Woodside, Queens, onde uma criança e seus pais foram encontrados mortos, um certificado de ocupação mostra que o porão não foi aprovado para uso residencial.

Os registros da cidade também mostraram duas queixas de porões ilegais em 2012 para uma casa no Queens, onde uma mulher de 86 anos foi encontrada morta. As reclamações foram encerradas depois que os inspetores de construção da cidade não conseguiram acessar o porão.

Um porta-voz do Departamento de Edifícios disse nesta quinta-feira que a agência investigava as mortes, mas não tinha “nenhum registro de qualquer violação emitida anteriormente nessas propriedades, relacionada a questões de conversão ilegal”.

As mortes destacaram o que tem sido um problema de longa data: embora os apartamentos no subsolo sejam uma característica dos bairros da cidade de Nova York, proporcionando a muitas pessoas um lugar para morar que de outro modo não seriam capazes de encontrar, eles também se mostraram perigosos em muitos casos, suscetíveis a incêndios mortais e inundações.

Os primeiros socorros levam moradores em um barco enquanto resgatam pessoas presas pelas enchentes depois da passagem da tempestade tropical Ida em Mamaroneck, Nova York, nesta quinta (2) — Foto: Mike Segar/Reuters

Não está claro quantos apartamentos no subsolo existem na cidade, já que muitos são ilegais.

Annetta Seecharran, diretora executiva da Chhaya Community Development Corporation, um grupo que trabalha com questões habitacionais para nova-iorquinos de origem sul asiática e do Caribe, disse que os custos humanos da tempestade destacaram a necessidade de as autoridades públicas encontrarem uma maneira de permitir que proprietários de casas convertam unidades subterrâneas ilegais em moradia legal.

— Se alguma vez houve prova de que precisamos resolver esse problema do porão, foi esta — disse.

Ela disse ter ouvido falar de várias pessoas que foram deslocadas quando seus apartamentos no subsolo inundaram, enquanto os proprietários lutavam para conseguir ajuda para começar a drenar os porões ou fazer reparos.

Ainda segundo Seecharran, devido à necessidade de moradias populares na cidade de Nova York, e porque muitos proprietários de baixa renda precisam de dinheiro extra, as pessoas continuariam a procurar casas em porões, independentemente de serem ilegais. E como muitas das unidades são irregulares, os inquilinos podem relutar em procurar ajuda ou reclamar de condições inseguras por medo de perder seu domicílio.

— Precisamos tirar os apartamentos subterrâneos das sombras e colocá-los na luz — disse Seecharran.

As informações são do Jornal O Globo.

Tags: #Furacão Ida#Nova York
Notícia anterior

MP-RS denuncia cirurgião plástico por estupro de 18 mulheres

Próxima notícia

Rachadinhas: ex-assessor da família Bolsonaro releva ter devolvido R$ 340 mil do salário

redacao

redacao

Próxima notícia
Dados da quebra de sigilo bancário de um ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) que confessou ser obrigado a devolver parte dos salários, Marcelo Luiz Nogueira dos Santos

Rachadinhas: ex-assessor da família Bolsonaro releva ter devolvido R$ 340 mil do salário

BC lança Pix saque e PIX TROCO

BC lança Pix Saque e Troco com limite durante o dia e à noite

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist