quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Campos-RJ já vive o clima das eleições

redacao Por redacao
30/07/2016 - 12:48
em Política
A A
Compartilhar:

“Estará em jogo a continuidade do projeto popular e o projeto das elites de Campos”, diz Garotinho |

Durante discurso na convenção do PTB, na terça-feira (25/07), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o secretário de Governo de Campos-RJ, Anthony Garotinho, fez uma viagem no passado, reconstituindo a história de Campos para reforçar a comparação entre os dois projetos políticos que estarão em disputa nas eleições municipais em outubro deste ano.

“Para que as pessoas tenham noção sobre o que estará em jogo nas eleições deste ano é preciso conhecer a história de Campos, que é rica em ensinamentos. Ela teve ciclos importantes como a luta abolicionista e o movimento republicano. Aqui, as oligarquias e os monarquistas, com suas políticas conservadoras e antipopulares, não queriam a abolição da escravidão e a República. Nós estivemos sempre do outro lado. Ao lado dos republicanos, dos abolicionistas como José do Patrocínio, Nilo Peçanha e Luiz Carlos de Lacerda. E ao lado dos trabalhistas, que estiveram na linha de frente de outra etapa importante de nossa história, que foi a luta contra o golpe militar de 1964” afirmou Garotinho.

O ex-governador frisou que Campos sempre foi uma cidade marcada por uma elite com traços de racismo, preconceito e exclusão. Segundo ele, as forças das oligarquias brasileira e campista, com sua visão egoísta e excludente, nunca engoliram figuras populares.

“Campos sempre foi a cidade dos barões, marcada por traços de racismo, preconceito e exclusão sob controle dessas correntes do retrocesso, representadas pelas forças conservadoras que sempre boicotaram lideranças e figuras populares como Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola. Foi assim com eles e tem sido agora comigo, que sempre lutei contra essa gente. Aqui em Campos, apoiados por Alair Ferreira e Zezé Barbosa e outros, os militares tiraram à força um prefeito popular eleito pelo povo, um médico humanitário chamado doutor João Barcelos Martins”, disse.

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

“Vez por outra nós da oposição elegíamos um deputado, como Walter Silva. Mas na prefeitura eles faziam sua política antipopular enquanto puderam mandar com o apoio dessas mesmas elites conservadoras. Foi preciso que surgisse um Garotinho para que, em 1988, implantássemos outra política, um governo popular e voltado para os excluídos, as camadas mais necessitadas”, analisou.

GOVERNO POPULAR

Garotinho lembra algumas das realizações de seu primeiro mandato como prefeito eleito em 1988. “E começamos, naquele meu mandato de prefeito a construir escolas e creches para os filhos dos trabalhadores, os CQV (Centros de Qualidade de Vida).  Guarus era quase toda lama, só havia asfalto em algumas ruas do Jardim Carioca. Asfaltamos e drenamos todas as ruas dos bairros mais pobres, quase todos abandonados e esquecidos. Quando assumi, havia apenas duas creches. Quando deixei a prefeitura, eram mais de 40”, afirmou.

Garotinho também frisou que Campos sempre foi uma cidade marcada com traços de racismo e preconceito e exclusão contra os negros e pobres.

“Essas mesmas elites torcem o nariz quando governos como o nosso constroem creches e escolas-modelo, asfaltam ruas de bairros mais pobres, criam programas sociais como o Cheque Cidadão, a passagem a R$ 1,00,

Os convencionais do PTB homologaram a nominata de candidatos a vereador e a coligação proporcional com o PR, formando a Frente Republicana Trabalhista.

À convenção, compareceram, além de Garotinho, o deputado federal Paulo Feijó, vereadores e presidentes de partidos da Frente Popular Progressista que escolherão o candidato à prefeitura que representará o grupo liderado pelo ex-governador e a prefeita Rosinha Garotinho.

COMPROMISSO FIRMADO

O presidente do PTB, vereador Edson Batista, disse que o partido se compromete a respeitar  a decisão do PR sobre a escolha do candidato a prefeito, qualquer que seja ele.

“O futuro prefeito governará para todos, mas sobretudo para os setores mais excluídos. A Frente  Popular Progressista assumiu este compromisso. Hoje estamos construindo a Frente Republicana e Trabalhista. O PTB composto por mim, os vereadores Neném e Jorge Rangel, somos a segunda representação de Campos, atrás apenas do PR. Nós reconhecemos e nos curvamos à força e representação do PR e afirmamos, publicamente, que estaremos ao lado do Garotinho, sem impor condicionantes e independentemente de qualquer decisão que o conselho tomar a respeito da candidatura na eleição majoritária”, afirmou

Tags: Artigo de Paulo Renato PortoCampos-RJEleiçõesPTBSucessão
Notícia anterior

Municípios têm a maior crise desde 2006

Próxima notícia

Forças do Exército atuarão no Rio Grande do Norte

redacao

redacao

Próxima notícia

Forças do Exército atuarão no Rio Grande do Norte

Riscos e violência contaminam o Pokémon Go

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist