quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Vice-presidente do Banco Central russo diz que Bitcoin é pirâmide financeira

“Ao comprá-lo, uma pessoa entra em um campo minado”, disse Sergei Shvetsov

redacao Por redacao
16/08/2021 - 18:10
em Economia
A A
“Bitcoin é um esquema de pirâmide e, ao comprá-lo, uma pessoa entra em um campo minado”

(Foto: Divulgação)

Compartilhar:

“Bitcoin é um esquema de pirâmide e, ao comprá-lo, uma pessoa entra em um campo minado” – foi o que disse o vice-presidente do banco central da Rússia, Sergei Shvetsov, em entrevista à Reuters.

Segundo ele, muitas pessoas investem em instrumentos alternativos e, muitas vezes, vendem imóveis ou pedem dinheiro emprestado a parentes para “enterrar o dinheiro no campo dos milagres”.

“É um grande problema que nossos cidadãos não estejam familiarizados com as regras do mercado de capitais, onde a rentabilidade prometida reflete o nível de risco. E se você quiser ganhar muitos, muitos por cento com esse dinheiro, então a probabilidade de perder tudo é enorme”, acrescentou.
Campo minado

O vice-presidente do Banco Central russo também recomendou que todos os russos que não estão familiarizados com o mercado financeiro não arrisquem investir em criptomoedas.

Leia Também

Redução do desmatamento pode evitar R$ 1,16 trilhão em prejuízos climáticos

Receita Federal paga R$ 41 bilhões em restituições do IR em 2026

Ele afirmou ainda que o Banco da Rússia não legalizará o bitcoin e que as pessoas podem perder dinheiro e o governo nada poderá fazer.

“Comprando bitcoin, a pessoa entra em um campo minado, onde, além de si mesma, não tem com quem contar e ninguém pode protegê-la. Também dizemos aos cidadãos sobre isso que você não precisa ir a um lugar onde não esteja sob a proteção da Federação Russa, onde seu dinheiro será simplesmente levado e você não pode fazer nada a respeito.”

O Banco Central, disse ele, está realizando ativamente um trabalho explicativo, “para que os cidadãos tenham muito cuidado com os ativos, atrás dos quais não há proteção ao consumidor, nem segurança, nem um processo econômico real, mas o Banco Central está de mãos atadas.”

“O que vemos no mercado agora são instrumentos extraterritoriais”, disse Shvetsov. “Corretoras russas licenciadas pelo Banco Central não fornecem acesso a criptomoedas, mas os cidadãos usam a Internet e compram produtos de fornecedores estrangeiros”, reclamou.

De acordo com uma pesquisa sobre investimentos realizada em março de 2021, 52% dos investidores russos não qualificados já negociaram bitcoin.

Em fevereiro, quando o bitcoin subiu de preço em ritmo acelerado, a presidente do Banco Central apontou para a alta volatilidade da criptomoeda.

Usar tal ativo, disse ela, traz riscos. Além disso, “o bitcoin pode ser usado ativamente para todos os tipos de transações duvidosas”, acrescentou.

Pirâmide financeira

Shvetsov, que curiosamente é um ex-jogador de futebol, continuou a criticar o bitcoin e o descreveu como uma “pirâmide financeira tecnológica”.

Ele alertou que a Rússia não tem poder para evitar tais golpes se as pessoas perderem seus fundos.

“Iniciamos o fechamento de sites, os bancos interrompem os pagamentos. Mas existem outros canais que aparecem muito rapidamente, onde uma pessoa não pode ser ajudada. Por exemplo, se ele tem uma conta com bitcoins e a pirâmide coleta bitcoins. Não há como bloquear a transferência de sua conta para a conta da pirâmide financeira em bitcoins.”

As informações são do Livecoins.

Tags: #Bitcoins#Pirâmide financeira
Notícia anterior

Guedes defende delivery de combustível após abertura de mercado de revenda

Próxima notícia

Biden diz não se arrepender de retirada de tropas do Afeganistão

redacao

redacao

Próxima notícia
Presidente dos EUA - Joe Biden

Biden diz não se arrepender de retirada de tropas do Afeganistão

Recém-nascido de 3 dias sobrevive a acidente com 5 mortos em MG

Recém-nascido sobrevive a acidente com 5 mortos em MG

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist