quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Ao lado de apoiadores, Bolsonaro faz piada sobre cabelo Black Power

redacao Por redacao
07/05/2021 - 00:29
em Política
A A
Cabeleireiros avaliam a piada do chefe do Executivo como desrespeitosa

Nem mesmo os apoiadores do governo Bolsonaro escapam dos comentários discriminatórios do presidente (Foto: Divulgação - Adriano Machado - Reuters)

Compartilhar:

Sem partido e em busca de alguma base política de sustentação para tentar a reeleição em 2022, o presidente Jair Bolsonaro deu dois exemplos de preconceito e intolerância ao fazer piadas sobre o corte de cabelo afro conhecido como Black Power (Poder Negro).

Na terça-feira (4), enquanto ria, o presidente perguntou a um apoiador: “O que você cria nessa cabeleira aí?”. Na manhã desta quinta-feira (6) o chefe do Executivo foi ainda mais grosseiro ao se encontrar com apoiadores e dizer para um homem com cabelo black power: “Estou vendo uma barata aqui”.

Com esses comentários pejorativos, o presidente incentivou que outras pessoas brancas também rissem da situação.

Como presidente, Bolsonaro não costuma fazer comentários racistas em público e guarda sua discriminação para ser usada em canetadas e políticas prejudiciais, sobretudo, para a população negra, como a má condução da pandemia.

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

Porém, não é a primeira vez que Jair faz comentários explicitamente racistas em público. Ele já foi processado por racismo ao definir, durante uma palestra em 2017, o peso dos quilombolas em “arrobas”. Na ocasião, o então deputado federal também afirmou que esse grupo populacional não servia nem para “procriar”.

O caso de discriminação racial explícita foi julgado em primeira instância, na Justiça Federal, e Bolsonaro condenado a pagar uma indenização de R$ 50 mil. Após recorrer à 8ª Turma do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª região), o ex-capitão da Reserva foi inocentado sob argumento de que as declarações ocorreram no contexto de atividade parlamentar, por isso, protegidas pela imunidade de deputado.

Ao se referir aos quilombolas com termos referentes à criação de animais, como “arrobas” ou “procriação”, ou falar de corte de cabelo que servem de criadouro de insetos, o presidente incentiva a desumanização das pessoas negras, atingindo a autoestima e corroborando mais uma vez com uma estrutura racista, da qual ele faz parte.

Profissionais da beleza comentam fala racista
“A atitude do Bolsonaro é mais um exemplo da falta de empatia. Nem vou citar a falta de conhecimento ou o desprezo que ele tem pelo o que o cabelo Black Power representa para os negros. Será que ele diria que viu uma barata no cabelo de alguém ‘parecido com ele’?”, comenta o cabeleireiro Marcos Vinicius, de 31 anos. O profissional atua no salão Pretto Sim, especializado em cortes afro, na Zona Leste de São Paulo.

O corte Black Power representa a beleza, a autoestima e a luta das pessoas negras. Não tem nada de sujo ou mal cuidado. É um símbolo de poder e beleza que a galera gosta e tem todo o direito de usar”, pondera Jô Black Power, 62 anos, proprietária de um salão que carrega o nome dela, existente desde 1979, no bairro de Santo Amaro, Zona Sul da capital paulista.

O cabelo dos afrodescendentes é uma característica que não deve ser vista nem como exótica e muito menos como anormal. “Eu, como trancista, convivo todos os dias com pessoas que, com muito custo, tentam se livrar dos padrões eurocêntricos e abandonam os alisamentos para finalmente assumirem seus cabelos crespos. Falas como as do presidente ferem a nós, pois critica algo que é natural em pessoas pretas, define quem somos”, conclui Letícia D’Alma, 27 anos, proprietária do salão D’Alma Nagô, em Guarulhos.

As informações são do Yahoo.

Tags: Jair BolsonaroRacismo
Notícia anterior

Mineração de Bitcoin já consome mais energia do que toda a Argentina

Próxima notícia

Saque do auxílio emergencial é liberado para nascidos em junho

redacao

redacao

Próxima notícia
Os primeiros a serem beneficiados pelo auxílio emergencial

Saque do auxílio emergencial é liberado para nascidos em junho

Operação no Jacarezinho é criticada pela ONU

ONU fala em "força desproporcional" e pede investigação independente em Operação no Jacarezinho

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist