quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Co-fundadora do Beleza Natural conta como superou preconceito e criou um império

redacao Por redacao
01/05/2021 - 16:30
em Economia
A A
Zica Assis

Foto: Beleza Natural / Reprodução

Compartilhar:

Não é porque março (conhecido como o mês da mulher) acabou que as grandes histórias sobre a presença feminina em empresas devem deixar de ser contadas. Elas estão por aí —o tempo todo—, muitas vezes escondidas atrás de mesas de escritórios ou, agora, por conta da pandemia, atrás de seus computadores com seus filhos ou pets, ou os dois, esperando que alguém as ouça.

Zica Assis foi babá e faxineira, até se tornar co-fundadora e sócia do Instituto Beleza Natural, maior rede brasileira especializada em cabelos crespos, cacheados e ondulados. Ela conta que sofreu muitos preconceitos por conta de seu cabelo black power, o que a levou a pesquisar fórmulas e, finalmente, fundar sua empresa. Confira abaixo seu relato.

Mistura de histórias
“A minha história se confunde com a história do Beleza Natural.

Nasci numa comunidade na zona Norte carioca e comecei a trabalhar aos 9 anos. Fui babá e faxineira, ajudei a cuidar dos meus irmãos. Nos anos 1970 e 1980, sofri muitos preconceitos por conta do meu cabelo black power, do qual eu muito me orgulhava.

Leia Também

Redução do desmatamento pode evitar R$ 1,16 trilhão em prejuízos climáticos

Receita Federal paga R$ 41 bilhões em restituições do IR em 2026

Apesar de amar meus fios armados e crespos, fui obrigada a alisá-los para conseguir emprego. Mas não me conformei com essa ditadura do cabelo liso e passei 10 anos pesquisando em casa uma fórmula para tratar meus cabelos e preservar minhas origens. Em 1993, junto com meus sócios, fundei na Tijuca a primeira unidade do que se tornou depois a maior rede especializada em cabelos cacheados, crespos e ondulados do país.

Hoje são 34 unidades de negócio em operação, dentre institutos e quiosques nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Minas Gerais, além de uma fábrica própria, a Cor Brasil. Por mês, passam pelos salões cerca de 100 mil clientes, e a equipe é formada por 2.000 colaboradores.

Nos institutos, são oferecidos mais de 20 tipos de serviços profissionais pensados e pesquisados para este tipo específico de fio, passando por hidratações, cortes, colorações e nutrições. Além dos mais de 60 itens em sua linha de produtos, com ativos naturais de alta performance e tecnologia de ponta.”

Arrependimentos acontecem
“A venda da companhia durante esses 27 anos foi concentrada em lojas próprias e deveríamos ter investido mais em plataforma digital.

Durante a pandemia, com o fechamento do comércio, aceleramos o investimento no e-commerce, incrementando de forma significativa nossas vendas de produtos no canal digital.”

As dicas de Zica
“O mais importante é correr atrás de seus sonhos e não desistir diante da primeira dificuldade. Para começar qualquer negócio, é importante entender bem e amar verdadeiramente o ramo no qual vai atuar ou pretende investir.

O trabalho só é bem feito quando se gosta do que se faz. É imprescindível estudar e buscar novos conhecimentos, pesquisar bastante o mercado em que vai atuar. Este é o meu conselho para qualquer pessoa: tenha muita determinação, força de vontade e procure aprender um ofício e se dedicar a este aprendizado.

É importante também cercar-se de profissionais que te ajudem e tenham conhecimento em diversas áreas. Ninguém faz nada sozinho. Portanto, junte-se a pessoas competentes e do bem. E procure, por meio do seu trabalho, ajudar pessoas a sua volta.

Esta é uma excelente forma de gerar emprego e ajudar o Brasil a crescer mais. Não perca o foco do que é realmente o seu objetivo. Ou seja: fique de olho no todo, mas sempre com o foco em seu negócio.”

As informações são da CNN.

Tags: #Empreendedoras#Empreendedorismo Negro
Notícia anterior

Atriz pornô Ellen Jeniffer denuncia colega de cena por estrupo 

Próxima notícia

Cláudio Castro toma posse como governador efetivo do Rio

redacao

redacao

Próxima notícia
Cláudio Castro, tomou posse hoje (1º) como governador efetivo do estado.

Cláudio Castro toma posse como governador efetivo do Rio

Dobra e não quebra: Xiaomi testa modelo de celular dobrável 400 mil vezes

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist