quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Reunião da Firjan NF discute cenário econômico e perspectivas para 2021

redacao Por redacao
15/04/2021 - 14:06
em Política
A A
Firjan economia 2021

Encontro teve participação de cinco secretários de Desenvolvimento do Norte Fluminense (Foto: Divulgação)

Compartilhar:

Com a presença dos secretários de Desenvolvimento de Campos, Macaé, São João da Barra, Cardoso Moreira e Carapebus, ao lado de dezenas de empresários da região, a Firjan Norte Fluminense realizou ontem uma reunião on-line na qual apresentou os desafios econômicos e alguns caminhos para a recuperação da economia.

Com uma série de dados sobre a atual situação, o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart, destacou a necessidade de reformas tributárias e administrativas.

“O encontro foi muito proveitoso por reunir vários secretários da região em torno de soluções para as crises econômica e social em que vivemos, provocadas pela emergência sanitária.

Os municípios têm vários pleitos em comum em prol do desenvolvimento regional, e mais do que nunca é preciso a união de todos para conseguirmos fazer essa travessia”, disse o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

Com o tema “Cenário Econômico do Brasil e do Rio e as perspectivas para 2021”, Jonathas Goulart mostrou dados sobre o aumento das despesas e a diminuição das receitas no Governo Federal, que acabam influenciando a inflação, a taxa de juros e por consequência, as gestões estaduais, municipais e empresariais.

Em dezembro de 2019, as despesas estavam em 19,3% contra 18,1% das receitas, diferença que em dezembro de 2020, por conta da pandemia, atingiu a marca histórica de 26,1% contra 16,2%, respectivamente. Com isso, o nível de endividamento já atinge quase 100% do PIB nacional (98,1%).

“Hoje a atividade econômica mostra sinais de recuperação, só que os efeitos da segunda onda da pandemia e a velocidade da imunização são determinantes para o crescimento em 2021. Mas acima de tudo, qualquer tipo de política que vai aumentar a credibilidade do investidor passa pelo equilíbrio das contas públicas”, disse Jonathas.

Diante dos dados, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Campos, Marcelo Mérida, falou do suposto paradoxo entre diminuir os gastos sem aumentar as despesas, classificando o momento atual como um cenário de pós-guerra. Jonathas Goulart disse que não há outra saída.

“O gasto público é o calcanhar de Aquiles da política econômica, mas não há alternativa a não ser reformas estruturais que diminuam as despesas em todas as esferas de governo. Não se trata de diminuir gastos com servidor, mas de aumentar a eficiência do governo. Estamos num mundo que mudou completamente com a tecnologia, e o poder público não consegue se adaptar a esse novo mundo para ter um gasto mais eficiente”, concluiu.

O secretário adjunto de Políticas Energéticas de Macaé, Juninho Luna, disse que também será preciso discutir o pacto federativo e a redistribuição de receitas aos municípios, o que veio ao encontro do especialista da Firjan.

MARCO LEGAL DO GÁS

Também presentes à reunião, o subsecretario de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São João da Barra, Marcelino Souza, a secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Carapebus, Verônica Moraes, e o secretário de Planejamento de Cardoso Moreira, Aétio Lança, destacaram que o momento é de união para superar a crise e buscar parcerias para investimentos, tendo em vista o Marco Legal do Gás que já vem movimentando o mercado da região.

Outro destaque entre os secretários foi a necessidade de melhorias em infraestrutura, como a construção da EF-118 (ferrovia que vai ligar o Espírito Santo à Região Metropolitana do Rio, passando pela região) e a RJ-244 (entre o Porto do Açu e Ururaí, em Campos).

Ambas, assim como o Marco Legal do Gás, são pleitos da Firjan presentes no Mapa do Desenvolvimento, lançado em 2016 com a participação de mais de 1 mil empresários e especialistas em diversas áreas.

Tags: EconomiaFirjan
Notícia anterior

Funkeiro de 17 anos fica órfão ao perder a mãe para a covid-19 

Próxima notícia

Eleição 2022: Lula amplia vantagem e derrotaria Bolsonaro no 2º turno por 52% a 34%

redacao

redacao

Próxima notícia
Lula ultrapassa bolsonaro em 2022

Eleição 2022: Lula amplia vantagem e derrotaria Bolsonaro no 2º turno por 52% a 34%

Sessão virtual da Alerj

Alerj cria CPI para investigar desaparecimento de crianças no Estado 

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist