quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

MPF e MPT cobram explicações sobre reabertura de comércio 

Prefeitos da Região dos Lagos têm prazo de 72 horas para mostrar embasamento técnico que justifiquem o fim da quarentena 

redacao Por redacao
26/05/2020 - 16:26
em Cidade
A A
Praça de Araruama - RJ

Araruama | Foto: Reprodução

Compartilhar:

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) pediram que os municípios de São Pedro da Aldeia (RJ) e Búzios (RJ), na Região dos Lagos, apresentem os estudos técnicos de órgãos locais, estaduais e federais de saúde que embasaram a decisão de autorizar a retomada das atividades normais neste período de crescimento de casos de Covid-19 em todo o Estado do Rio. 

O mesmo pedido de informações foi encaminhado às Prefeituras de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Saquarema. 

O objetivo é saber se a retomada das atividades não trará riscos de contágio e se um eventual crescimento no número de novos será suportado pelo sistema municipal de saúde, com disponibilidade de pessoal, equipamentos de proteção individual, testes de covid-19, leitos hospitalares com respiradores e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para todos os infectados que necessitem. As prefeituras têm um prazo de 72 horas para responder. 

Araruama e Búzios permitiram a normalização do comércio contrariando as recomendações de isolamento social adotadas na maior parte das cidades no Estado do Rio, quando o Estado é um segundo maior atingido pela pandemia em todo o Brasil. Outro agravante é que as autoridades têm alertado que a pandemia está se interiorizando em todo o país. 

Leia Também

Macaé amplia oferta de insulina glargina para crianças e idosos com diabetes

Justiça limita fiscalização de vereador em São Francisco; multa de R$ 2 mil por descumprimento

O MPF e MPT também pedem informações sobre a adequação aos critérios definidos pelo governo do estado do Rio de Janeiro, além de perguntar as instâncias de controle social foram ouvidas a respeito da retomada das atividades. 

Em São Pedro da Aldeia (RJ), a prefeitura autorizou o funcionamento, com algumas limitações, de academias, centros de ginástica, instituições religiosas de lojas de vestuário, calçados, presentes, utilidades do lar, artigos religiosos e relojoarias. 

A liberação ocorreu após reunião do gabinete de crise com segmentos da sociedade civil na qual a Secretaria Municipal de Saúde manifestou preocupação com o possível aumento de óbitos por covid-19 e cogitou a decretação de lockdown. 

Já em Búzios, a prefeitura liberou o funcionamento de cabeleireiro, barbearias e congêneres, lojas de material de piscina, floriculturas, hotéis e bancas de jornal.

Em 20 de maio, o governo do estado do Rio de Janeiro apresentou o Pacto Social pela Saúde e pela Economia, plano de retomada gradual das atividades econômicas com parâmetros e condicionantes que devem ser seguidos pelos municípios fluminenses. 

Os critérios levam em conta a capacidade do sistema de saúde, o número de novos casos de covid-19, a taxa ocupação de leitos de UTI, entre outros critérios. Caso as decisões de reabertura do comércio impliquem em agravamento da situação nessas cidades, os agentes públicos poderão responder por crime de responsabilidade. 

“Registra-se que as decisões quanto a reaberturas cabem às autoridades políticas e não ao Ministério Público ou Poder Judiciário”, destacam as informações divulgadas pelo MPF e MPT.

“Todavia, se essas decisões não tiverem fundamentação em estudos e parâmetros mínimos sobre a evolução da pandemia e a capacidade do sistema público de saúde, e a retomada das atividades implicar em crescimento desarrazoado dos casos de infecção por covid-19, não suportado pela rede hospitalar local, a hipótese dá ensejo à responsabilização dos agentes públicos envolvidos”, alertam o procurador da República Leandro Mitidieri e a procuradora do Trabalho Cirlene Zimmermann, no pedido de informações. 

Tags: #Araruama-RJ#Explicações#MPT#quarentenaBúzios-RJMPF
Notícia anterior

Wilson Witzel e esposa são alvos da Polícia Federal

Próxima notícia

PF promete aprofundar investigações contra Witzel no Rio

redacao

redacao

Próxima notícia
Polícia Federal - Placebo

PF promete aprofundar investigações contra Witzel no Rio

Helena e Wilson Witzel

Escritório de Helena Witzel teria contrato de R$ 540 mil com empresa investigada

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist