A Usina Nova Canabrava, na cidade de Campos (RJ), é a primeira unidade do setor sucroalcooleiro do Estado do Rio a iniciar a safra de 2020.
A unidade industrial localizada em Campos (RJ) começou a moagem na quinta-feira (16), gerando 1.500 empregos diretos e 2.000 empregos indiretos, com expectativa de processar 500 mil toneladas de cana até novembro deste ano.
Especializada na produção de etanol, a usina terá uma importância vital para o Norte Fluminense, especialmente a cidade de Campos, neste período de pandemia e retração econômica. A cidade está diante de cerca de 60 mil pessoas desempregadas, enfrentando um estágio de miséria visível nas ruas.
A fome leva centenas de pessoas a se aglomerarem diariamente em busca de comida em frente ao Mosteiro das freiras da Ordem de Nossa Senhora da Sagrada Face, na cidade de Campos (RJ). pic.twitter.com/xLFE0QNxBf
— Roberto Barbosa (@rgbarbosa) April 18, 2020
Mas existem dois episódios que setores da mídia local ignora ou desconhece. O primeiro é que a Nova Canabrava está em operação graças a 4ª Vara Regional do Trabalho.
Foi uma decisão de primeira instância, mantida por unanimidade pelo Tribunal Regional do Trabalho, que permitiu o arrendamento da empresa em 2018, o que tem garantido sua sobrevivência com reflexos na geração de empregos e arrecadação de impostos. O arrendatário mantém a indústria funcionando a todo vapor.
Outro detalhe importante: a usina nasceu com um financiamento do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fudecam), no início da década passada, iniciativa que até recentemente estava sendo bombardeada por um grupo de vereadores locais por meio de uma CPI, que chegou a encontrar ressonância em segmentos da mídia local.
O alvo, no caso, era o Fundecam, iniciativa mantida com recursos do royalties do petróleo e criada no governo Arnaldo Vianna (ex-prefeito de Campos) e que em ano eleitoral é bombardeada por interesses eleitoreiros. A Nova Canabrava, em gestões passadas ficou inadimplente com o Fundo, mas deu bens em garantia, com valor acima do empréstimo, mas que não foram executados pelo credor. No mínimo cabe discussão judicial prolongada.
Contudo, o que importa no atual estágio da discussão é que a indústria vai bem e obrigado. Agora, certamente, mais de 3000 trabalhadores que terão renda durante a safra podem ainda não saber em quem votar na eleição legislativa municipal de 2020, mas certamente saberá em quem não deverá votar.
Em face do desemprego e da pandemia, fica a evidência de que uma empresa do porte da Nova Canabrava gera muito mais valor agregado em pleno funcionamento do que fechada. A importância econômica e social, portanto, vão além do que supõe a vã pequenez local.








