Presstv – A pobreza no Reino Unido está se deteriorando por causa da pandemia de coronavírus que até agora afetou quase 42.000 pessoas e matou mais de 4.300 em todo o país.
Os britânicos estão perdendo emprego no país que já sofre uma década de austeridade, o que deve se agravar com a crise financeira global. Especialistas alertam que os trabalhadores provavelmente serão mais afetados pela pandemia.
“O risco de pobreza é particularmente alto para trabalhadores de setores como hoteleiro e varejo, onde é mais provável que as pessoas tenham salários baixos e trabalho inseguro”, disse Dave Innes, chefe de economia da Joseph Rowntree Foundation, uma organização social.
Segundo estatísticas oficiais, mais de 14 milhões de britânicos – ou quase um quarto da população – são classificados como pobres.
Aproximadamente 4,2 milhões de crianças – cerca de 30% do total – estão vivendo na pobreza, mostram números oficiais do governo.
Nas últimas duas semanas, quase um milhão de adultos solicitou o Universal Credit, a principal forma de auxílio estatal do governo, que é quase 10 vezes o nível em um período médio de quinze dias.
Louisa McGeehan, diretora do Grupo de Ação para a Pobreza Infantil do Reino Unido, disse que pagar o Crédito Universal para aqueles que tinham salários decentes antes da pandemia significa dizer: “eles de repente se encontrarão vivendo na pobreza”.
Em termos de educação para famílias carentes, a situação vai piorar para os filhos, à medida que a educação on-line se torna obrigatória, disse McGeehan em entrevista à agência de notícias AFP.
As famílias que já foram classificadas como vivendo na pobreza antes do surto estão enfrentando dificuldades para permitir que seus filhos continuem seus estudos porque precisam ter acesso à Internet, explicou ela.
“Muitas escolas estão colocando lições na Internet para as crianças fazerem em casa”, disse ela. “Se essas crianças estão em famílias que não têm Internet ou não têm computador, elas não conseguem fazer isso. Aprendendo.”
“A crise da pobreza infantil foi ampliada pelo impacto do coronavírus” no país, acrescentou.
Enquanto isso, o governo lançou estímulos estatais, incluindo um aumento no crédito universal, mas isso não resolverá o problema.
Um adulto com mais de 25 anos, que recebe o benefício, receberá £ 1.000 ($ 1.239) extra por ano, mas um aumento no valor mensal para £ 400 ainda está muito abaixo do nível de £ 600 considerado suficiente para uma família unipessoal. ser capaz de evitar a “pobreza”.
“Economicamente, sabemos que é muito provável que haja uma grande recessão e é difícil se recuperar rapidamente de uma grande recessão”, disse Innes.
“Sabemos que as recessões tendem a atingir as pessoas mais pobres ou em risco de pobreza”, disse ele à AFP.
Os bancos de alimentos, por outro lado, que ajudam a fornecer alimentos para as pessoas mais vulneráveis, incluindo os sem-teto, estão recebendo menos doações agora.
O Trussell Trust, com uma rede nacional de 1.200 bancos de alimentos, disse que enfrentava um “desafio sem precedentes”.








