quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Vereadores de Campos (RJ) rejeitam proposta orçamentária do Prefeito Rafael Diniz

Município do Norte Fluminense que enfrenta crise econômica e política, agora está sob ameaça de uma crise institucional

Roberto Barbosa Por Roberto Barbosa
20/12/2019 - 21:04 - atualizado em 28/12/2019 - 17:20
em Opinião
A A
Plenário da Câmara de Vereadores

Plenário da Câmara de Vereadores de Campos | Foto: Divulgação

Compartilhar:

É gravíssimo o estágio de instabilidade política na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ), Norte Fluminense. Em sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira (20), a Câmara de Vereadores rejeitou o projeto de Lei Orçamentária (LOA) enviado pelo Prefeito Rafael Diniz ao legislativo. 

A proposta prevê uma arrecadação de R$ 1,887 bilhão. O prefeito pede autorização para remanejar 30% do orçamento. Os vereadores, no entanto, autorizaram o remanejamento de 10%. Este foi apenas um dos pontos polêmicos modificados na proposta. 

Com o resultado desta primeira votação da LOA, o legislativo ainda terá que realizar outra sessão extraordinária para votar a matéria, mas é improvável que o governo consiga reverter o impasse. 

Diniz já não tem maioria na Câmara, por isso, contabilizou esta derrota numa semana que já foi de seguidas derrotas do governo em votações importantes. 

Leia Também

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Será que ainda acreditamos na política ou já perdemos a esperança?

Há um clima hostil em função de uma dissidência de 8 parlamentares governistas que formaram um bloco independente (G-8) para confrontar a administração municipal. Tornaram-se o fiel de balança entre oposição e situação. Como em política neutralidade é conto de fadas, o grupo já pendeu para o grupo adversário, a não ser que um milagre aconteça. 

Em coletiva de imprensa, o prefeito alertou que o resultado da votação na Câmara tende a agravar a crise econômica que a cidade enfrenta, comprometendo o custeio dos serviços, incluindo a folha de pagamento. 

O que se desenha é uma crise institucional. Se tudo der errado com a LOA, Diniz será obrigado a governar por decreto.

Neste momento conturbado, o que não falta é discípulo de Nero querendo incendiar Roma. 

Nesta quinta-feira (19), dois vereadores, Igor Pereira e Claudio Andrade, empolgados durante um almoço, já falavam na possibilidade de abertura de uma Comissão para provocar o impeachment do prefeito.

Ainda que seja uma bravata ou quimera, o diálogo expressa um sentimento perigoso para a vida institucional de um município que não consegue retomar uma normalidade desde o “golpe judicial” contra o ex-prefeito Carlos Alberto Campista, em 2004. 

As circunstâncias atuais e os ânimos exaltados cooperam para fomentar os aventureiros. O governo tem desgaste junto à opinião pública, passou a enfrentar um ativismo mais exacerbado entre os servidores e começa a colher decisões mais rígidas do judiciário, quando os vereadores já estão trabalhando pela reeleição e com medo das ruas. 

O ambiente não é bom, porque com a rua sedenta de sangue em véspera de ano eleitoral e uma cidade em que muitos votos em eleições proporcionais se resolve com dinheiro e emprego, temperamento de vereador é algo que precisa ser acompanhado com muita cautela, algo que alguns neófitos da administração não conseguiram fazer até o presente momento e dificilmente conseguirão daqui para frente.

O prefeito não está enfrentando divergência com parlamentares que primam pela sensatez, mas com rebeldes em causa própria, com extremo pragmatismo em fazer exigências. 

Ainda que queiram se dissociar do governo, a associação é inevitável. O G-8 é sócio de todo e qualquer erro que venha apontar na administração, pois aprovou tudo que o governo pediu nos últimos 4 anos. 

Tenta desembarcar na vigésima quinta hora fazendo barulho, porém, sem qualquer vestígio de espírito público.

Tags: #LOACâmaraCampos-RJRejeiçãoVotação
Notícia anterior

Prefeitura de Campos (RJ) confirma antecipação do pagamento de dezembro e 13º dos aposentados e pensionistas 

Próxima notícia

Última Mega-Sena do ano neste sábado (21) e dicas para a Mega da Virada 

Roberto Barbosa

Roberto Barbosa

Jornalista, escritor e diretor executivo do Portal e Revista VIU!

Próxima notícia
Mega Sena da Virada

Última Mega-Sena do ano neste sábado (21) e dicas para a Mega da Virada 

 Morte de Vamberto Luiz de Castro

Homem que se livrou do câncer em estágio terminal morre em acidente doméstico

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist