quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Candidatura do PSD é um caminho sem volta, diz Wladimir Garotinho

Exercendo o primeiro mandato parlamentar em Brasília, filho de Anthony Garotinho e Rosinha tenta ampliar base eleitoral e evita subestimar adversários na disputa pela Prefeitura de Campos dos Goytacazes (RJ)

Roberto Barbosa Por Roberto Barbosa
04/08/2019 - 19:06 - atualizado em 07/08/2019 - 11:18
em Política
A A
Deputado Wladimir Garotinho

Wladimir Garotinho | Foto: Reprodução

Compartilhar:

Eram 15 horas de quinta-feira (2) e Wladimir Garotinho estava pontualmente à espera de um café vespertino que marcamos em Campos do Goytacazes (RJ), no Norte Fluminense, onde aproveita o recesso parlamentar para manter a rotina de contatos com lideranças locais.  

Exercendo o primeiro mandato de deputado Federal em Brasília, ele afirma que a candidatura própria do PSD ao governo municipal, em 2020, atravessou o rubicão.  “É um caminho sem volta”, disse. 

Embora não assuma que será o candidato, já admite que poderá vestir as armaduras para o embate.  

https://www.instagram.com/p/BynVAw0pVvF/

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

O mandato lhe dá artilharias e visibilidade. Com as articulações de bancada tem conseguido destravar iniciativas como o repasse de verbas para Hospitais filantrópicos conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) no município. 

Também trabalha para que a emenda de bancada do PSD na Câmara Federal financie a conclusão da construção do campus da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A leitura de pesquisas reforça a convicção de que a esmagadora maioria do seu eleitorado está na faixa popular, onde se concentra o espólio eleitoral do pai Anthony Garotinho e da mãe Rosinha, ambos ex-governadores e ex-prefeitos da cidade. 

A mais recente pesquisa do Data VIU! Estratégia (DVE) demonstra que o maior nível de aceitação da família se dá entre os eleitores com ensino fundamental (1ª a 8ª série) e ensino médio, com renda de 1 a 3 salários mínimos. Principalmente, quando se trata de Rosinha Garotinho. Ela, assim como Anthony Garotinho, está inelegível, mas tem capacidade de transferência de votos, principalmente entre o eleitorado pobre e feminino.  

É também no segmento popular que se concentra a maior rejeição ao governo Rafael Diniz, o principal opositor da família.

O grande problema no eleitorado popular é o risco da fragmentação. Wladmir reconhece que duas candidaturas neste campo é um desafio adicional. 

Neste ambiente terá que disputar votos com o ex-prefeito Arnaldo Vianna, que tem o filho Caio Vianna como pré-candidato do PDT.

“Não tem espaço para dois candidatos neste campo. Em algum momento terá que haver uma disrupção entre os concorrentes, para que apenas um chegue ao segundo turno”, destaca. 

O desafio também será buscar mais de 40% de votos que estão na faixa de indecisos ou na parcela disposta a votar branco e nulo. Faltando um ano e meio para a eleição, Wladimir avalia que o desempenho no mandato parlamentar poderá ajudar nesta tarefa. 

Por outro lado, ele evita cometer o pecado da subestimação em relação aos adversários. Diz que as pesquisas qualitativas apontam que o governo Rafael Diniz está no pior momento, mas admite que a máquina da Prefeitura poderá levá-lo ao segundo turno. 

https://www.instagram.com/p/B0ewXwQpMVj/

Ainda sem assumir o papel de pré-candidato, o deputado tem procurado fazer o dever de casa. Sua rede social, além de servir como plataforma de difusão da atividade parlamentar, está sempre exibindo fotos da esposa e dos filhos, compartilhando a imagem de político família. 

Tags: #WladmirGarotinhoCampos-RJdeputado
Notícia anterior

Tiros e mortes abalam cidades do Texas, Ohio e Chicago, nos EUA

Próxima notícia

Arnaldo Vianna reúne o filho Caio e o deputado Gil Vianna 

Roberto Barbosa

Roberto Barbosa

Jornalista, escritor e diretor executivo do Portal e Revista VIU!

Próxima notícia
Caio Vianna, Arnaldo Vianna e Gil Vianna

Arnaldo Vianna reúne o filho Caio e o deputado Gil Vianna 

O dia amanhece sem Graça: Morre a grande especialista da leitura e letramento Graça Paulinho

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist