No sétimo mandato de vereador, Eduardo Cardoso diz que cidade do Norte Fluminense terá que acelerar a busca de novas matrizes de desenvolvimento;
O médico Eduardo Cardoso (PPS) exerce o sétimo mandato de vereador na Câmara de Vereadores de Macaé (RJ), no Norte Fluminense, e preside o legislativo pela 5ª vez. Ele atribui a carreira exitosa na política ao trabalho como cirurgião.
Em suas contas chegou a operar mais de 20 mil pacientes. “Comecei em uma época que o SUS ainda não existia. Operava pessoas consideradas indigentes”, lembra.
[youtube v=”lOK0MDK3_MM”]
Fonte: Canal VIU! – Youtube
Ainda que tenha um histórico de serviços prestados, Cardoso considera que a eleição de vereador é uma das mais difíceis na carreira de um político.
“É uma eleição muito acirrada, porque em toda casa, geralmente, tem um candidato”, disse.
O parlamentar e flamenguista apaixonado (que batizou o cão de estimação com nome de Zico), é também um exímio articulador.
Foi dele, por exemplo, a ideia de lançar o colega Welberth Rezende (PPS) candidato a uma vaga na Alerj. Resultado: Welbert foi o deputado estadual mais votado na cidade na eleição de 2018.
“No momento em que a classe política enfrenta desgaste, a Câmara de Macaé teve cinco candidatos e nenhum deles teve problemas para sair às ruas e pedir votos”, destaca.
Entre os colegas, tem fama de austero e empreendedor. O legislativo tem um orçamento de R$ 80 milhões, mas nos últimos quatro anos já devolveu R$ 40 milhões aos cofres da Prefeitura.
Para este ano os planos estão em curso: pretende entregar a reforma do Museu do Legislativo e retomar o projeto Câmara Itinerante, que realiza sessões legislativas nos bairros. O espaço também vai sediar a Escola de Gestão Pública em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). Será um pólo regional, servindo a formação de gestores para todos os municípios da Região.
Sobre o futuro de Macaé, Cardoso analisa que a cidade deve acelerar o processo de transição econômica, saindo da dependência da indústria do petróleo e buscando fontes alternativas como o turismo e tecnologia.








