quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Os donos da América Latina

redacao Por redacao
28/05/2018 - 14:55
em Mundo
A A
Foto: Carta Capital

Foto: Carta Capital

Compartilhar:

Estudo revela a predominância das elites econômicas nos parlamentos e no comando de países como Brasil, México, Argentina e Chile;

Foto: Carta Capital 

Sputnik Mundo – O lobby, o clientelismo, a alternância na saída e entrada de políticos no setor privado ou vice-versa; essas são algumas das práticas mais habituais constatadas em um estudo que analisa a sobrerrepresentação das elites econômicas no poder legislativo na América Latina. A agência de notícias Sputnik Mundo conversou com Miguel Serna, um dos autores do estudo.

No México o empresário local da Coca-Cola, Vicente Foz, ocupou a presidência de 2000 a 2006; no Chile foi reeleito o homem de negócios Sebastián Piñera, que já ocupou esse cargo entre 2010 e 2014; em 2013 o Paraguai elegeu um empresário da indústria do tabaco, Horácio Cartes, que neste ano será sucedido pelo empresário Mario Abdo Benítez, proprietário de uma construtora de obras públicas.

A lista de homens no poder nomeados por Serna continua: em 2015 a Argentina elegeu o dirigente esportivo e empresário Mauricio Macri; no ano seguinte os peruanos elegeram Pedro Pablo Kuczynski, um empresário obrigado a se demitir do cargo em 23 de março de 2018 depois de um escândalo de corrupção, que foi substituído por Martín Alberto Vizcarra, também empresário. O mesmo ocorreu há quatro anos no Panamá, onde o empresário Juan Carlos Varela sucedeu ao empresário Ricardo Martinelli.

Leia Também

Trump cobra fechamento das fronteiras da França após onda de protestos e violência

Protestos na França terminam com um morto e mais de mil detidos

Presidente do Chile Sebastian Piñera | Foto: AFP

“As situações mais preocupantes — disse Serna à Sputnik Mundo — estão no México, no Brasil e nos países da área andina. Todos os índices mostram uma presença mais forte de empresários na política e uma incidência negativa sobre o funcionamento da democracia”, explicou ele.

Para o especialista, neste sentido, quando a política responde mais a grupos específicos de poder e menos ao conjunto de interesses dos cidadãos, se trata de “um processo de ‘captura’ do Estado”.

DESIGUALDADES NO PODER

Os sociólogos do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais e Oxfam estudaram como se apresenta a desigualdade nas altas esferas do poder em oito países “representativos da diversidade latino-americana”: a Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Salvador, México, Peru e Uruguai.

Segundo os resultados preliminares, que Serna publicou na edição Le Monde Diplomatique em espanhol, Salvador é o país que tem mais proporção de deputados que eram chefes ou altos cargos de empresas, grandes proprietários de terra ou comerciantes antes de sua eleição como representantes eleitos (40%). Segue-o Colômbia (26%), Chile e Brasil (24%), Peru (23%), México (21%), Uruguai (17%) e Argentina (13%).

Além disso, o estudo analisou como são distribuídos os empresários entre os partidos. “Isso teve uma certa complexidade porque na América Latina se passa algo muito curioso: os de esquerda se identificam como sendo de esquerda, mas os de direita dizem que são ‘do centro’. Para corrigir essa autoavaliação dos políticos os cientistas usaram a pergunta: ‘Como os catalogam os outros?”

ATRAÇÃO PELA DIREITA

Os resultados revelaram que 30% dos empresários integram partidos de direita, 20% estão em setores de esquerda e 13% são do centro.

Os sociólogos também puderam constatar “a percepção extremadamente frágil do funcionamento da democracia” na América Latina. A média dos especialistas consultados com os quais foi realizado o estudo “creem que os políticos respondem mais às elites constituídas que aos cidadãos […] Preocupa como está funcionando a democracia e determinados grupos de poder na região”.

LOBBY E CLIENTELISMO

Serna sublinhou que embora isso seja “a média”, há algumas “regiões diferenciadas”. Por exemplo, no México e no Brasil os especialistas têm uma perspectiva “extremamente crítica no que se refere à influência das elites econômicas”, e, pelo contrário, os de Río de la Plata consideram que na Argentina e Uruguai a democracia funciona de forma ‘satisfatória”.

“Nesses países há uma avaliação mais positiva das instituições políticas e sociais, da igreja, da sociedade civil, dos sindicatos. Também há uma permeabilidade maior às exigências da sociedade em seu conjunto”, explicou Serna.

O lobby e o clientelismo, por sua vez, são as influências e práticas que surgiram como denominador comum nas relações empresariais-políticas.

“São novas formas de relacionamento entre grupos; às vezes não são empresários tradicionais, proprietários de empresas, mas também podem ser gestores, grupos intermédios, management ou representantes dos interesses empresariais”, sublinhou ele.

As conclusões do estudo revelam vários “desafios para a democracia”. Serna considera imprescindível conhecer e “tomar posição” no que se refere a “como funciona a democracia na América Latina, que impacto tem a participação do setor empresarial na vida política partidária e que influência têm determinadas práticas nas políticas públicas”.

Tags: #Elites#PoderAmérica LatinaPolítica
Notícia anterior

Redução do preço do diesel custará R$ 9,5 bi

Próxima notícia

Entidade anuncia desmonte da greve

redacao

redacao

Próxima notícia
Posto de combustIvel, em São Cristóvão, na zona norte da cidade, recebe gasolina e volta a abastecer,  gerando enormes filas de carros e motos.

Entidade anuncia desmonte da greve

Ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, fala sobre Forças Armadas garantir o abastecimento.

Governo tenta evitar greve de petroleiros

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist