Por Michael Roddy
Reuters
CANNES, França – Um filme islandês sobre dois irmãos criadores de ovelhas que não se falaram por 40 anos, mas são unidos novamente por um surto de uma doença que ameaça seus rebanhos ganhou o prêmio Un Certain Regard no festival de cinema de Cannes neste sábado.
“Hrutar” (Carneiros), do diretor Grimur Hakonarson, levou o principal prêmio entre um grupo de 19 filmes que concorriam na segunda competição mais importante do festival. Os filmes são escolhidos para mostrar técnicas de filmagem e tendências em diversas culturas e países ao redor do mundo.
A presidente do júri, Isabella Rossellini, disse que assistir aos concorrentes “é como voar sobre o planeta e ver todos seus habitantes e suas emoções”.
“Eu não esperava isso. Estou no céu”, disse o diretor Hakonarson.
O filme se passa em uma área remota da Islândia, entre criadores de ovelhas cuja subsistência está ameaçada por uma doença que é fatal para os animais e que requer que todos os rebanhos sejam sacrificados, mas o diretor disse acreditar que o enredo tem impacto sobre qualquer pessoa.
“Acredito que seja uma história universal. É uma história sobre conflitos de família, mesmo sendo um filme islandês, que parece tocar os corações dos espectadores”, disse ele.
Os vencedores da competição principal serão anunciados no domingo (24/05).
“O Pequeno Príncipe” em animação
Os criadores da animação “O Pequeno Príncipe”, cuja estreia mundial aconteceu em Cannes na sexta-feira (22/05), tiveram que tomar todo o cuidado para adaptar às telonas um dos trabalhamos mais admirados da literatura francesa do século 20.
Para isso, o cineasta norte-americano Mark Osborne (diretor do filme do “Bob Esponja”) criou uma história dentro de uma história, na qual uma Pequena Menina, com a voz de Mackenzie Foy (atriz de 10 anos que fez a “Murph”, de Interestelar) é apresentada à clássica história do poeta e romancista Antoine de Saint-Exupéry por um aviador idoso (Jeff Bridges).
Ele vive numa desgastada, mas ainda sim fantástica, mansão, com os destroços de um avião no quintal, vizinho de uma moderna casa para onde mudaram a garota e sua mãe meticulosa, a qual quer que tudo seja feito pontualmente e com perfeição.
Ele lê para ela “O Pequeno Príncipe”, o qual alega ter escrito, fazendo com que ela enxergue as maravilhas e fantasias que está perdendo com uma vida tão cheia de regras.
Outros personagens do livro, traduzido para 250 línguas e com vendas na casa dos dois milhões de cópias por ano, incluem A Raposa, pela voz de James Franco, e A Rosa, interpretada por Marion Cotillard.
O filme utiliza animação “stop-motion” para recriar e expandir as cores que Saint-Exupéry reproduziu em seu livro, uma fantasia que retrata o relacionamento entre um aviador que cai no deserto do Saara e um garoto, o “Pequeno Príncipe”, que diz vir de um asteroide e conta a história de sua vida.








