quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Um esclarecimento surpreendente

Marcos Pedlowski Por Marcos Pedlowski
17/10/2017 - 19:04
em Opinião
A A
Ex-integrante do Observatório Social que aderiu ao governo Rafael Diniz | Foto: Divulgação

Ex-integrante do Observatório Social que aderiu ao governo Rafael Diniz | Foto: Divulgação

Compartilhar:

Observatório Social do Brasil diz que não tem ligações com “entidade” de Campos que se atrelou ao governo Rafael Diniz;

No dia 14 de Outubro publiquei uma postagem intitulada “Quo Vadis Observatório Social de Campos Goytacazes” onde notei o silêncio sepulcral em que a outrora comunicativa organização havia mergulhado após o início do governo de Rafael Diniz.  Esta mesma postagem foi repercutida posteriormente pelo Portal VIU!, onde também contribuo regularmente.

NA IMAGEM ACIMA: Renato Siqueira, um dos diretores do “Observatório Social de Campos” que virou governo

Imagem ilustrativa | Fonte: Portal VIU!

A repercussão desta postagem pelo Portal VIU! acabou gerando um resultado que me surpreendeu. É que na página oficial do VIU! no Facebook, houve a manifestação do responsável de Comunicação do Observatório Social do Brasil, Anderson Nikoforenko, de que “apesar de utilizar o nome Observatório Social de Campos de Goytacazes, a referida instituição não mantem contato nem segue as recomendações do Observatório Social do Brasil,  não sendo oficialmente integrada à Rede de Observatórios Sociais do Brasil (Rede OSB).”  Além disso, para corroborar a sua afirmação, o Sr. Nikoforenko  enviou a relação de observatórios sociais existentes em todo o território brasileiro cuja metodologia acompanhada pelo Observatório Social do Brasil.

Comentário do Observatório Social do Brasil | Foto: Reprodução

Ao acessar a lista de observatórios sociais que utilizam a metodologia acompanhada pela Rede de Observatórios Sociais do Brasil, o de Campos dos Goytacazes não é sequer mencionado como estando em vias de iniciar suas operações!

A pergunta que naturalmente surge em relação ao auto intitulado “Observatório Social de Campos dos Goytacazes”, cujos dois últimos diretores  gerais estão hoje em cargos chaves da gestão do jovem prefeito Rafael Diniz, é de quem (ou pelo menos se alguém) acompanha a metodologia aqui empregada em nome do controle social da gestão dos atos do executivo municipal.

Leia Também

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Será que ainda acreditamos na política ou já perdemos a esperança?

Como não estou no ofício dos pré-julgamentos, fico esperando a manifestação, caso desejem fazer alguma, dos atuais responsáveis pelo funcionamento do “Observatório Social de Campos dos Goytacazes” para que esclareçam as dúvidas suscitadas pela manifestação aqui exposto do Observatório Social do Brasil. Mas desde já fica a pergunta: quem é que fiscaliza o fiscal?

Tags: #enganação#Observatório socialBrasilCampos-RJ
Notícia anterior

Trump tem reprovação de 57%

Próxima notícia

Senado chuta a cara do Brasil

Marcos Pedlowski

Marcos Pedlowski

Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campos-RJ; Bacharel e Mestre em Geografia pela UFRJ e PhD em "Environmental Design and Planning" pela Virginia Tech.

Próxima notícia
Brasília - O senador Aécio Neves durante entrevista coletiva após reunião com os presidentes e lideranças de Câmara e Senado para discutir a votação da proposta de reforma política que tramita no Senado. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Senado chuta a cara do Brasil

Campos dos Goytacazes-RJ | Foto: Arquivo

ANP aprova álcool da Canabrava

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist