Em conversa com o governador Pezão, Temer diz que Forças Armadas estão à disposição do Estado;
Da redação
O governador Luiz Fernando Pezão reafirmou que as forças estaduais de segurança vão permanecer na Rocinha por tempo indeterminado. Na noite de sábado (23), a violência na maior favela do Rio de Janeiro foi tema de uma conversa entre o governador e o presidente Michel Temer, que reiterou, segundo Pezão, que as forças federais estão à disposição do Estado até o fim de 2018.
NA IMAGEM ACIMA – Secretário da Casa Civil, Christino Áureo, um dos interlocutores do governador Luiz Fernando Pezão junto ao governo Federal
Com o recrudescimento dos confrontos na sexta-feira (22), na Rocinha, o governador solicitou ao ministro da Defesa, Raul Jungmann, e ao Comando Militar do Leste, o apoio das Forças Armadas para reforçar o policiamento na comunidade. Um contingente de 950 homens das Forças Armadas está atuando integrados com a Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro.
“A PM, com unidades como o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o Choque e o Batalhão de Ações com Cães (BAC), fica na Rocinha pelo tempo que for necessário para continuarmos com o nosso trabalho de apreensão de drogas e armas e prisões. Estamos integrados com as Forças Armadas e essa parceria vai aprimorar ainda mais o trabalho que está sendo feito na Rocinha, e os resultados já são visíveis, com a apreensão de mais de 10 fuzis e de munições e prisões em dois dias de operações”, disse Pezão.
O governador oficializou que enviará, na próxima semana, à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), um projeto de lei para a criação de um fundo de recursos para a área de segurança, atrelado à arrecadação de royalties do pré-sal. A emenda constitucional destina 5% dos royalties do petróleo para a segurança.
“Dos 10% que vão para o Fundo de Conservação Ambiental (Fecam), vamos repassar 5% para a segurança pública e garantir a integração com a prefeitura nas operações Segurança Presente e a melhora das condições de trabalho das polícias Militar e Civil”, disse.
*Agência VIU!








