quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Confrontos armados deixam mais de 2,4 mil baleados no primeiro semestre de 2026

Levantamento do Instituto Fogo Cruzado aponta participação policial em quase 40% dos tiroteios registrados no Rio, Recife, Salvador e Belém.

redacao Por redacao
29/07/2026 - 15:26
em Brasil
A A
Instituto Fogo Cruzado contabiliza 2.511 tiroteios e 2.403 pessoas baleadas no primeiro semestre de 2026 em quatro regiões metropolitanas brasileiras.

Imagem: Reprodução/ Agência Brasil

Compartilhar:

O primeiro semestre de 2026 foi marcado por milhares de vítimas da violência armada nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Belém. Um levantamento divulgado nesta quarta-feira (29) pelo Instituto Fogo Cruzado registrou 2.511 tiroteios entre janeiro e junho, com 2.403 pessoas baleadas.

Do total de vítimas, 1.628 morreram e outras 775 ficaram feridas. O estudo também revelou que a participação de agentes de segurança esteve presente em quase 40% dos tiroteios registrados, percentual considerado o maior desde o início da série histórica da organização.

Os números mostram que a dinâmica da violência não pode ser medida apenas pela quantidade total de disparos. Mesmo em locais onde houve redução no número de tiroteios, determinados tipos de confronto registraram aumento no número de vítimas.

Confrontos entre grupos criminosos aumentam

As disputas envolvendo facções criminosas e milícias provocaram mais vítimas no primeiro semestre deste ano. Segundo o levantamento, 203 pessoas foram baleadas nesse tipo de confronto entre janeiro e junho.

Leia Também

Emissões de gases de efeito estufa caem 9% no Brasil em 2025

Prefeituras têm até 12 de dezembro para prestar contas sobre gestão de praias e orlas

No mesmo período de 2025, haviam sido registradas 181 vítimas. A comparação representa um crescimento de aproximadamente 12%.

De acordo com Eryck Batalha, coordenador do Instituto Fogo Cruzado, os episódios relacionados às disputas entre grupos armados apresentaram crescimento nas quatro regiões metropolitanas monitoradas pela organização.

Também houve aumento das vítimas atingidas durante assaltos e tentativas de roubo. Foram 260 pessoas baleadas nessas circunstâncias no primeiro semestre, alta de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Rio de Janeiro registra forte presença policial

Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a participação de policiais foi identificada em quase metade dos tiroteios registrados durante os primeiros seis meses do ano.

Segundo o levantamento, o percentual é o maior já registrado pelo Instituto Fogo Cruzado no estado desde o início da série histórica, em 2017.

Ao mesmo tempo, os confrontos entre grupos criminosos alcançaram o maior número de vítimas já identificado pela organização no território fluminense.

Os dados indicam que uma eventual redução no número geral de tiroteios não necessariamente representa uma diminuição proporcional dos impactos provocados pela violência armada.

Recife tem recorde de operações policiais

Na Região Metropolitana do Recife, o levantamento identificou uma redução da violência armada em relação a períodos anteriores. Apesar disso, a participação policial nos tiroteios alcançou um patamar recorde.

Foram contabilizadas 60 ocorrências com presença de agentes de segurança, correspondendo a 9% de todos os tiroteios registrados na região durante o primeiro semestre de 2026.

Salvador concentra maioria dos confrontos com policiais

Em Salvador e na região metropolitana, a presença policial foi ainda mais expressiva. Mais da metade dos tiroteios mapeados contou com participação das forças de segurança.

O percentual chegou a 56% das ocorrências registradas no período, colocando a região entre aquelas com maior participação policial nos confrontos analisados pelo instituto.

Belém registra aumento de vítimas dentro de casa

Na Região Metropolitana de Belém, um dos principais alertas do levantamento está relacionado à violência dentro das residências.

O número de pessoas baleadas dentro de suas próprias casas cresceu 90% em comparação com o primeiro semestre de 2025. Com isso, a quantidade de vítimas atingidas em residências chegou ao maior patamar já registrado pela série histórica do Instituto Fogo Cruzado.

Violência mantém cenário de alerta

Os dados reunidos pelo instituto mostram que a violência armada apresenta características diferentes em cada região monitorada. Enquanto algumas áreas registraram redução na quantidade total de tiroteios, confrontos entre grupos criminosos, operações policiais, roubos e episódios dentro de residências contribuíram para manter elevado o número de vítimas.

O levantamento também chama atenção para a participação das forças de segurança. A presença policial em quase 40% dos tiroteios representa o maior percentual identificado desde o início da série histórica do Instituto Fogo Cruzado.

O cenário evidencia a complexidade da violência armada nas quatro regiões metropolitanas analisadas e reforça a necessidade de acompanhar não apenas a quantidade de tiroteios, mas também as circunstâncias em que os disparos ocorrem e o impacto sobre a população.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #Belém#Criminalidade#FogoCruzado#OperaçãoPolicial#Recife#RiodeJaneiro#SegurançaPública#Tiroteios#ViolênciaArmada#ViolênciaUrbanaBrasilSalvador.
Notícia anterior

Brasil formaliza pedido à OMS para reconhecer eliminação da transmissão vertical da hepatite B

Próxima notícia

Macaé celebra 213 anos com desfile cívico, participação de escolas e atrações culturais

redacao

redacao

Próxima notícia
Macaé comemora 213 anos com desfile cívico-militar na Imbetiba, reunindo escolas, bandas, forças de segurança, cultura e serviços públicos.

Macaé celebra 213 anos com desfile cívico, participação de escolas e atrações culturais

Thiaguinho se apresenta nesta quarta-feira (29) na Expo Macaé 2026, durante as comemorações pelos 213 anos de emancipação do município.

Thiaguinho se apresenta em Macaé nesta quarta-feira na programação dos 213 anos do município

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist