quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Pré-candidatos já podem fazer propaganda interna para convenções partidárias a partir deste domingo

Divulgação é permitida apenas entre filiados e delegados dos partidos; campanha eleitoral ao público começa oficialmente em 16 de agosto.

redacao Por redacao
06/07/2026 - 08:17
em Política
A A
Propaganda intrapartidária está autorizada a partir deste domingo (5). Convenções partidárias ocorrerão entre 20 de julho e 5 de agosto para definição dos candidatos às eleições de 2026.

Imagem: Reprodução/ Agência Brasil

Compartilhar:

Os pré-candidatos às eleições de 2026 já estão autorizados, a partir deste domingo (5), a realizar propaganda intrapartidária, etapa prevista no calendário eleitoral que antecede a oficialização das candidaturas.

A modalidade tem como objetivo conquistar apoio de filiados e delegados dos partidos durante o processo de escolha dos nomes que disputarão os cargos eletivos.

A propaganda é limitada ao ambiente interno das legendas e não representa o início da campanha eleitoral. A legislação determina que esse tipo de divulgação seja direcionado exclusivamente aos integrantes dos partidos, sem alcance ao eleitorado em geral.

Mesmo com a autorização para a propaganda interna, continuam proibidas ações que configurem campanha antecipada.

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

Os pré-candidatos não podem fazer pedidos explícitos de voto nem utilizar meios de comunicação de massa, como rádio, televisão e outdoors, para promover suas pré-candidaturas.

As convenções partidárias, responsáveis por oficializar os candidatos, serão realizadas entre os dias 20 de julho e 5 de agosto.

Durante esse período, partidos políticos e federações definirão os nomes que disputarão os cargos de presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e deputados distritais.

A campanha eleitoral voltada ao público terá início somente em 16 de agosto. A partir dessa data, candidatos e partidos poderão divulgar propostas, pedir votos e promover atos de campanha dentro das regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral.

O calendário das eleições de 2026 estabelece que o primeiro turno será realizado em 1º de outubro. Nos estados e na disputa presidencial em que houver necessidade de uma nova votação, o segundo turno está marcado para o dia 25 de outubro.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #calendarioeleitoral#CampanhaEleitoral#ConvençõesPartidárias#Eleições2026#JustiçaEleitoral#PartidosPolíticos#PréCandidatosBrasilPolíticaTSE
Notícia anterior

Cristiano Ronaldo brinca com jornalista brasileiro e protagoniza momento descontraído em coletiva da Copa

Próxima notícia

Copa do Mundo 2026: Espanha e Portugal abrem a segunda-feira decisiva das oitavas de final

redacao

redacao

Próxima notícia
Espanha x Portugal e Estados Unidos x Bélgica fecham a rodada das oitavas da Copa do Mundo 2026 nesta segunda-feira (6). Jogos valem vaga nas quartas de final.

Copa do Mundo 2026: Espanha e Portugal abrem a segunda-feira decisiva das oitavas de final

Alta de cesarianas no Brasil preocupa especialistas e reforça debate sobre autonomia da gestante e segurança no parto.

Excesso de cesáreas acende alerta na saúde

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist