A República Democrática do Congo alcançou um feito histórico neste sábado (28) ao garantir, pela primeira vez, uma vaga na fase eliminatória da Copa do Mundo.
A classificação foi conquistada com uma vitória de virada por 3 a 1 sobre o Uzbequistão, em Atlanta, nos Estados Unidos, resultado que colocou os africanos entre os melhores terceiros colocados da competição.
O Uzbequistão começou melhor e abriu o placar logo aos nove minutos do primeiro tempo. Shomurodov aproveitou a oportunidade e colocou a equipe asiática em vantagem antes do intervalo.
Na segunda etapa, porém, a seleção congolesa reagiu. Wissa empatou aos 22 minutos, Mayele virou o marcador aos 32 e, já nos acréscimos, Wissa voltou a balançar as redes para fechar a vitória por 3 a 1 e confirmar a classificação inédita dos Leopardos.
Com quatro pontos conquistados na fase de grupos, a República Democrática do Congo avançou ao mata-mata e agora enfrentará a Inglaterra em duelo que vale vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo.
No outro confronto do Grupo K, Colômbia e Portugal empataram por 0 a 0, em partida disputada em Miami. O resultado garantiu a liderança da chave aos colombianos, que terminaram com sete pontos, enquanto os portugueses avançaram na segunda colocação, somando cinco.
A Colômbia foi superior durante boa parte do primeiro tempo e criou as principais oportunidades. Córdoba levou perigo aos 16 minutos, enquanto Rúben Dias quase marcou contra a própria meta.
Após a parada para hidratação, Portugal cresceu na partida e esteve perto de abrir o placar em uma finalização de Bruno Fernandes, defendida por Camilo Vargas.
Na etapa final, Cristiano Ronaldo chegou a marcar aos 14 minutos após receber passe de Dalot, mas o lance foi anulado por impedimento. A Colômbia respondeu com boas chances de Richard Ríos e Puerta, que não conseguiram converter as oportunidades.
Nos acréscimos, Davinson Sánchez chegou a balançar as redes de cabeça após cobrança de escanteio de Quintero. Entretanto, o VAR identificou posição irregular, e a arbitragem anulou o gol, mantendo o empate sem gols até o apito final.
Com a definição do Grupo K, a Colômbia enfrentará Gana na próxima fase da competição. Portugal, por sua vez, terá pela frente a Croácia em busca de uma vaga nas oitavas de final do Mundial.
*Da Agência Fonte Exclusiva








