quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Mortes por álcool no trânsito caem desde 2010, mas voltam a crescer após a pandemia, aponta estudo

Levantamento divulgado no Dia Nacional da Lei Seca destaca redução histórica nos óbitos, mas alerta para novos desafios na fiscalização e conscientização.

redacao Por redacao
19/06/2026 - 09:16
em Brasil
A A
Estudo do Cisa mostra queda nas mortes por álcool no trânsito desde 2010, mas revela aumento dos casos após a pandemia e reforça a importância da Lei Seca.

Imagem: Ilustração/ Agência Fonte Exclusiva

Compartilhar:

As mortes provocadas pela combinação entre álcool e direção apresentaram queda nas últimas décadas no Brasil, mas voltaram a crescer após a pandemia de Covid-19.

O alerta faz parte de um levantamento divulgado nesta sexta-feira (19), quando é celebrado o Dia Nacional da Lei Seca, pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa).

De acordo com o estudo, o número de óbitos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas no trânsito caiu 19,5% entre 2010 e 2024. Em 2010, o país registrou aproximadamente 15 mil mortes nessa condição. Em 2024, o total foi de 13.075 vítimas.

Apesar da redução em relação ao início da série histórica, os pesquisadores identificaram uma mudança na tendência a partir de 2020.

Leia Também

Emissões de gases de efeito estufa caem 9% no Brasil em 2025

Prefeituras têm até 12 de dezembro para prestar contas sobre gestão de praias e orlas

Naquele ano, cerca de 11,6 mil pessoas morreram em acidentes envolvendo álcool, e os registros voltaram a apresentar crescimento nos anos seguintes.

Segundo a coordenadora do Cisa, Mariana Thibes, a Lei Seca permanece entre as legislações mais eficazes para reduzir a violência no trânsito e é reconhecida internacionalmente pelos resultados obtidos desde sua implementação, em 2008.

Ela destaca que a legislação contribuiu para reduzir em mais de 30% as mortes associadas ao consumo de álcool ao volante. No entanto, afirma que os avanços passaram a enfrentar novos obstáculos que reduziram a efetividade das ações de fiscalização.

Entre os fatores apontados está o uso de aplicativos e grupos de mensagens que informam a localização das blitzes em tempo real, permitindo que motoristas evitem as operações policiais. Para a especialista, essa prática compromete diretamente o alcance das fiscalizações.

Outro aspecto destacado é a sensação de impunidade. Mariana defende o fortalecimento das operações da Lei Seca, investimentos em atendimento de emergência às vítimas e campanhas preventivas voltadas principalmente ao público masculino, grupo que concentra a maior parte das mortes relacionadas ao consumo de álcool no trânsito.

Os dados mostram que, desde 2019, a presença de álcool foi identificada em 36,6% dos acidentes fatais envolvendo homens e em 26,3% das ocorrências com mulheres. Os homens jovens seguem como o grupo mais vulnerável.

O levantamento também aponta desafios estruturais, como o número insuficiente de operações com bafômetros e o aumento da frota de motocicletas, fatores que contribuem para a elevação dos índices de acidentes em diversas regiões do país.

Na avaliação da coordenadora do Cisa, campanhas educativas precisam ir além de mensagens baseadas apenas no medo.

Ela defende estratégias que combinem educação, informação e uma percepção concreta da possibilidade de punição para estimular mudanças permanentes no comportamento dos condutores.

Outra medida considerada importante é ampliar as alternativas de mobilidade para quem consumiu bebidas alcoólicas, como transporte público em horários noturnos, aplicativos de transporte e serviços de carona, reduzindo a necessidade de dirigir após ingerir álcool.

O estudo também revela diferenças significativas entre os estados brasileiros. O Tocantins apresentou a maior taxa de mortes relacionadas ao consumo de álcool no trânsito, com 13,4 óbitos por 100 mil habitantes.

Na sequência aparecem Piauí, com 12,1, e Mato Grosso, com 11,1, todos acima da média nacional, que é de 6,2 mortes por 100 mil habitantes.

Nas internações hospitalares decorrentes desses acidentes, Espírito Santo, Pará e Acre lideram os índices. Segundo Mariana Thibes, fatores como infraestrutura viária, intensidade da fiscalização, acesso aos serviços de saúde e características regionais ajudam a explicar essas diferenças, indicando a necessidade de políticas públicas adaptadas à realidade de cada estado.

*Da Agência  Fonte Exclusiva

Tags: #AcidentesDeTransito#AlcoolEDirecao#Bafômetro#Cisa#Conscientização#LeiSeca#SegurançaViáriaBrasilfiscalizaçãoTrânsito
Notícia anterior

Juros caem no Brasil, mas crédito ainda exige cautela do consumidor

Próxima notícia

Brasília: Lula sanciona piso de R$ 5.130 para professores da educação básica

redacao

redacao

Próxima notícia
Professores da rede pública têm acesso a mais de 8 mil oportunidades gratuitas de pós-graduação. Veja áreas e como consultar os editais.

Brasília: Lula sanciona piso de R$ 5.130 para professores da educação básica

PF prende terceirizado do STJ suspeito de oferecer acesso prévio a minutas de decisões.

PF prende terceirizado do STJ suspeito de oferecer acesso prévio a decisões

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist