quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

China suspende frigoríficos brasileiros após identificar irregularidades em cargas de carne bovina

Medida temporária atinge unidades da JBS, PrimaFoods e Frialto enquanto empresas investigam problemas sanitários apontados pelo país asiático.

redacao Por redacao
23/05/2026 - 13:00
em Economia
A A
Medida temporária atinge unidades da JBS, PrimaFoods e Frialto enquanto empresas investigam problemas sanitários apontados pelo país asiático

📸Reprodução/ Marcello Casal Jr/AgênciaBrasil

Compartilhar:

A China suspendeu temporariamente as exportações de carne bovina de três frigoríficos brasileiros após identificar irregularidades sanitárias em cargas enviadas ao país asiático, principal comprador internacional da proteína produzida no Brasil.

A medida envolve unidades da JBS, PrimaFoods e Frialto. Foram afetadas a planta da JBS em Pontes e Lacerda, a unidade da PrimaFoods em Araguari e o frigorífico da Frialto em Matupá.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes, o embargo possui caráter preventivo e temporário. As empresas deverão adotar medidas de rastreamento das cargas e correção das inconformidades apontadas pelas autoridades sanitárias chinesas.

A Frialto informou que uma das cargas exportadas apresentou presença do hormônio sintético acetato de medroxiprogesterona, substância proibida em determinados protocolos sanitários internacionais.

Leia Também

Redução do desmatamento pode evitar R$ 1,16 trilhão em prejuízos climáticos

Receita Federal paga R$ 41 bilhões em restituições do IR em 2026

Após a suspensão, a empresa anunciou redução de 40% na produção da unidade de Matupá e passou a redirecionar parte da carne para outros mercados internacionais, incluindo Estados Unidos, México, países da União Europeia e mercados árabes e asiáticos.

A companhia afirmou ainda que iniciou uma investigação técnica para identificar a origem do problema e espera retomar as exportações antes do próximo ciclo da cota chinesa de importação.

A Abiec ressaltou que o Brasil possui um dos sistemas sanitários mais rigorosos do mundo, com fiscalização permanente conduzida pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF). Segundo a entidade, as cargas estão sendo analisadas dentro dos protocolos estabelecidos entre os dois países.

O episódio ocorre poucos dias após a China autorizar novamente exportações de outras três plantas brasileiras que estavam suspensas desde 2025. Foram reabilitadas unidades da JBS em Mozarlândia, da Frisa em Nanuque e da Bon-Mart Frigorífico em Presidente Prudente.

Atualmente, mais de 100 frigoríficos brasileiros possuem autorização para exportar carne bovina ao mercado chinês, considerado o principal destino do produto nacional.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #Agronegócio#CarneBovina#Exportação#Frialto#Frigorificos#MercadoChines#Pecuária#PrimaFoods
Notícia anterior

Tradição e música vão marcar a Festa de Vila Nova no interior de Campos

Próxima notícia

Confusão marca visita de Lula ao Espírito Santo

redacao

redacao

Próxima notícia
Tensão entre indígenas e segurança presidencial marcou evento com Lula em Aracruz, no Espírito Santo.

Confusão marca visita de Lula ao Espírito Santo

Obras da Orla de Guarus avançam com nova etapa de revitalização em Campos 

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist