Tempestades intensas, com rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h, devem atingir diferentes regiões do país neste domingo (16). O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê instabilidade severa principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
O órgão aponta que a formação de um ciclone extratropical próximo à foz do Rio da Prata está associada à frente fria responsável pelo avanço das tempestades. O sistema deve se deslocar rapidamente, levando chuva forte, queda de granizo e grande quantidade de descargas elétricas.
Além do Sul e do Mato Grosso do Sul, a instabilidade pode alcançar áreas do Centro-Oeste e do Sudeste entre domingo e segunda-feira (17). O risco inclui ainda fenômenos localizados, como tornados e correntes descendentes de vento (downbursts), especialmente no sul e oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná, e sul do Mato Grosso do Sul.
A entrada da frente fria no território gaúcho está prevista para a madrugada de domingo. A partir da manhã e ao longo da tarde, o sistema se espalha por Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. No fim do dia, as áreas do Sudeste também podem começar a registrar chuva forte e rajadas de vento.
O Inmet mantém alerta laranja para tempestades na região centro-sul do país. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso podem ter precipitações entre 30 e 60 mm/h, acompanhadas de ventos entre 60 km/h e 100 km/h.
Cidades com maior risco:
Sul: Porto Alegre, Pelotas, Bagé, Chapecó, Joinville, Florianópolis, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina e Curitiba.
Centro-Oeste: Dourados, Ponta Porã, Campo Grande e municípios do sul do Mato Grosso do Sul.
Sudeste (a partir da noite de domingo): interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Minas e áreas do Rio de Janeiro.
*Da Agência Fonte Exclusiva.








