O ciclone extratropical que atingiu o Sudeste do Brasil entre sexta-feira (7) e sábado (8) já se afastou para o alto mar, segundo informou a Defesa Civil do estado de São Paulo. Com isso, o órgão decidiu encerrar o gabinete de emergência criado para monitorar o fenômeno.
Durante sua passagem pelo estado, o sistema provocou ventos de até 109 km/h e deixou 18 pessoas desalojadas. Não foram registrados óbitos ou feridos em território paulista.
Antes de chegar ao Sudeste, o ciclone passou pelo Sul do país, onde os impactos foram significativamente mais graves. Nos estados do Paraná e Santa Catarina, o fenômeno deixou 6 mortos e aproximadamente 750 feridos, além de causar estragos em residências, derrubar árvores e interromper o fornecimento de energia elétrica em diversas localidades. Ventos de até 250 km/h foram registrados na região.
As autoridades recomendam que a população permaneça atenta aos alertas meteorológicos, pois mesmo após a passagem do ciclone, algumas áreas podem registrar ventos fortes e chuva intensa.
*Da Agência Fonte Exclusiva.








