O Brasil corre risco de enfrentar desabastecimento de água até 2050 devido às mudanças climáticas e à ineficiência na distribuição, segundo projeção divulgada pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a consultoria Ex Ante.
Na média das cidades brasileiras, a disponibilidade de água poderia sofrer uma redução de 3,4% ao longo do ano, equivalente a cerca de 12 dias de racionamento. Nas regiões mais secas do Nordeste e do Centro-Oeste, o impacto seria ainda maior, podendo superar 30 dias de restrição anual.
O estudo “Demanda Futura por Água em 2050: Desafios da Eficiência e das Mudanças Climáticas” projetou cenários de consumo residencial de água, considerando variáveis como crescimento populacional, expansão econômica e alterações climáticas.
Com crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,7% ao ano e mantendo o atual índice de perdas, a demanda por água em 2050 exigiria aumento de 59,3% na produção de água tratada em relação a 2023. O aumento da temperatura também contribui para a elevação do consumo.
Segundo a pesquisa, a temperatura máxima deverá subir cerca de 1º Celsius até 2050, enquanto a mínima terá aumento estimado de 0,47º Celsius. Além disso, haverá redução no número de dias chuvosos e precipitações mais intensas.
O estudo alerta que o aquecimento combinado com menos chuvas tende a intensificar a aridez em várias regiões, ampliando o semiárido e aumentando o risco de desertificação em novas áreas do país.
Para Luana Pretto, presidente executiva do Trata Brasil, é urgente que o país invista na redução de perdas e na gestão sustentável dos recursos hídricos. “Onde já enfrentamos escassez, como em partes do Nordeste e Centro-Oeste, a falta de água pode se prolongar por mais de 30 dias, impactando a saúde e a qualidade de vida. É fundamental agir agora para promover eficiência e preparar o país para os desafios climáticos futuros”, afirmou.
O estudo reforça que a combinação de aumento de consumo, crescimento econômico e tendências climáticas exigirá planejamento estratégico e investimentos imediatos para garantir água para todos até 2050.
Da Agência Fonte Exclusiva.








