quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

UE planeja muro após novos drones sobrevoarem base militar da Dinamarca

Governo dinamarquês suspeita de “ataques híbridos” da Rússia, que nega envolvimento; ministros da Defesa da União Europeia defendem ação coordenada.

redacao Por redacao
27/09/2025 - 10:50
em Mundo
A A
Drones de origem desconhecida sobrevoaram a principal base militar da Dinamarca, elevando tensões com a Rússia. UE discute criação de um “muro antidrones” para proteger instalações estratégicas.

Polícia dinamarquesa patrulla em um aeroporto de Copenhague, Dinamarca, em 22 de setembro de 2025. — Foto: Steven Knap/Ritzau

Compartilhar:

Drones de origem desconhecida foram avistados na noite de sexta-feira (26) sobre a maior base militar da Dinamarca, em Karup, informou a polícia neste sábado (27). O caso se soma a uma série de sobrevoos de aeronaves não tripuladas que, nos últimos dias, já provocaram o fechamento temporário de aeroportos dinamarqueses. O governo local fala em “ataques híbridos” atribuídos à Rússia — acusação rejeitada por Moscou.

“Posso confirmar que tivemos um incidente por volta das 20h15 (15h15 em Brasília) que durou várias horas. Um ou dois drones foram vistos do lado de fora da base aérea e acima dela”, declarou o policial Simon Skelsjaer à AFP. Segundo ele, os drones não foram derrubados e a polícia investiga o caso em conjunto com o Exército. A base de Karup, que compartilha pistas com o aeroporto de Midtjylland, chegou a fechar temporariamente.

Os voos de drones ocorreram poucos dias depois de a Dinamarca anunciar a compra de armas de precisão de longo alcance, justificando a medida como resposta à “ameaça russa nos próximos anos”. Em setembro, episódios semelhantes foram registrados em países como Polônia e Romênia.

O ministro da Defesa da Alemanha, Alexander Dobrindt, afirmou neste sábado que a ameaça de drones sobrevoando instalações estratégicas na Europa é “alta”, e anunciou que o Exército alemão tomará medidas de proteção. O ministro da Justiça da Dinamarca, Peter Hummelgaard, declarou que o país receberá tecnologia sueca para detectar e neutralizar drones.

Leia Também

Trump cobra fechamento das fronteiras da França após onda de protestos e violência

Protestos na França terminam com um morto e mais de mil detidos

Na sexta-feira (26), ministros da Defesa da União Europeia concordaram em priorizar a criação de um “muro antidrones” em cooperação com a Ucrânia. “Precisamos agir rapidamente e aprender todas as lições da guerra na Ucrânia”, disse à AFP o comissário europeu de Defesa, Andrius Kubilius.

A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, declarou em vídeo na quinta-feira (25) que a Dinamarca foi “vítima de ataques híbridos”, apontando a Rússia como ameaça à segurança europeia. A embaixada russa em Copenhague, por sua vez, rejeitou “firmemente” qualquer envolvimento e classificou os incidentes como uma “provocação encenada”.

Da Agência Fonte Exclusiva.

Tags: #AtaqueHíbrido#Copenhague#Dinamarca#Drones#Karup#MuroAntidrones#SegurançaEuropeiaDefesaRússiaUE
Notícia anterior

ANP interdita refinaria de Manguinhos por suspeita de fraudes tributárias

Próxima notícia

Exportação de café brasileiro ganha fôlego com decreto de Trump e diálogo com Lula

redacao

redacao

Próxima notícia
Café brasileiro volta a ter chance de isenção tarifária nos EUA após decreto de Trump e aceno diplomático a Lula na ONU; setor cafeeiro vê retomada das exportações como possível.

Exportação de café brasileiro ganha fôlego com decreto de Trump e diálogo com Lula

Autoridades municipais e estaduais, além de pesquisadores, participaram de encontro em Macaé sobre a Lagoa de Imboassica e a Região Hidrográfica VIII, com foco em soluções ambientais.

Lagoa de Imboassica é tema de encontro que define metas de preservação em Macaé

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist