quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

CPI das Câmeras investiga uso e licenciamento de sistemas de videomonitoramento no Rio de Janeiro

Audiência na Alerj contará com Gabriel Tecnologias, Grupo Guardião e secretário municipal para esclarecer denúncias e regulamentação.

redacao Por redacao
09/08/2025 - 11:00
em Cidade
A A
Comissão Parlamentar de Inquérito do Rio investiga uso e licenciamento de sistemas de videomonitoramento, com participação de empresas e secretário municipal, em audiência na Alerj

Imagem: divulgação

Compartilhar:

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Câmeras, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizará sua primeira reunião com convidados na próxima segunda-feira (11/08), marcando o início da fase de depoimentos da investigação. O foco da comissão é apurar a implementação e o funcionamento dos sistemas de câmeras de videomonitoramento instaladas em espaços públicos, além de investigar a atuação de cooperativas ligadas à recuperação de veículos roubados.

Foram convidados para prestar esclarecimentos Erick Castiglioni Coser, diretor executivo da Gabriel Tecnologia Ltda., responsável por parte da instalação dos equipamentos; Marcelo Lopes de Paula, do Grupo Guardião Serviços Especializados Ltda.; e Gustavo Guerrante, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento do Rio. A reunião será realizada na sede do Parlamento fluminense, com transmissão ao vivo pela TV Alerj.

Presidente da comissão, deputado Alexandre Knoploch.

A criação da CPI foi oficializada com a publicação, no Diário Oficial desta segunda-feira (16/06), da composição do colegiado. Proposta pelo deputado Alexandre Knoploch (PL), que deverá presidir a comissão, a CPI conta ainda com os deputados Filippe Poubel (PL), Marcelo Dino (União), Rodrigo Amorim (União) e Luiz Paulo (PSD) como membros titulares. Os suplentes são Renan Jordy (PL), Professor Josemar (PSol) e Thiago Rangel (PMB). A instalação formal da comissão deve ocorrer nos próximos dias.

A investigação tem como um dos principais alvos o sistema de monitoramento conhecido como “Gabriel”, que possui câmeras instaladas em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro. Segundo o presidente da CPI, Alexandre Knoploch, a Gabriel Tecnologia Ltda. não possui licenciamento específico da prefeitura, embora afirme não haver impedimentos legais para suas operações.

Leia Também

Macaé amplia oferta de insulina glargina para crianças e idosos com diabetes

Justiça limita fiscalização de vereador em São Francisco; multa de R$ 2 mil por descumprimento

“A filmagem de cidadãos em espaços públicos exige supervisão governamental, conforme a Constituição e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Sem o devido controle, esses sistemas podem abrir caminho para abusos e o uso indevido das informações, inclusive para práticas semelhantes às adotadas por milícias”, ressaltou Knoploch no pedido de abertura da comissão.

Além das câmeras, a CPI investigará cooperativas que atuam na proteção veicular e na recuperação de veículos roubados. De acordo com o parlamentar, existem indícios de que algumas dessas cooperativas estariam pagando “comissões” a quadrilhas criminosas para recuperar veículos, alimentando um ciclo de ilegalidades.

No Rio de Janeiro, o custo das apólices oferecidas por essas cooperativas pode ser até 70% menor do que o cobrado por seguradoras regulamentadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), autarquia ligada ao Ministério da Fazenda. Essa diferença atrai principalmente motoristas de aplicativos e proprietários de veículos em áreas com altos índices de roubo e furto.

“O objetivo é avaliar o impacto dessas práticas no custo dos seguros e propor uma regulamentação que proteja o consumidor e assegure a privacidade urbana”, concluiu Knoploch.

A CPI é composta por Alexandre Knoploch (PL) como presidente, Marcelo Dino (União) como vice-presidente, Filippe Poubel (PL) como relator, além dos deputados Rodrigo Amorim (União), Luiz Paulo (PSD) e os suplentes Renan Jordy (PL), Professor Josemar (PSol) e Thiago Rangel (PMB).

*Da Agência Fonte Exclusiva.

Tags: #Cooperativas#CPIDasCâmeras#GabrielTecnologias#GrupoGuardião#ProteçãoDeDados#RiodeJaneiro#SegurançaPública#VideomonitoramentoAlerjvigilância
Notícia anterior

Zoológico dinamarquês gera polêmica ao pedir doação de animais de estimação para alimentar predadores

Próxima notícia

Um ano após tragédia da Voepass, familiares inauguram memorial em Vinhedo

redacao

redacao

Próxima notícia
Um ano após a queda do voo 2283 da Voepass em Vinhedo (SP), familiares inauguram memorial. Tragédia matou 62 pessoas e investigações seguem sem conclusão.

Um ano após tragédia da Voepass, familiares inauguram memorial em Vinhedo

Programa da PGFN oferece entrada de 5% e descontos progressivos para regularização de dívidas de pequeno valor. Prazo para adesão termina em setembro de 2025.

Programa da PGFN facilita pagamento de dívidas de pequeno valor com descontos e parcelamento

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist