A juíza Tula Correa de Mello, do III Tribunal do Júri da Comarca da Capital, acolheu a denúncia contra Mauro Davi dos Santos Nepomuceno (“Oruam”) e Willyam Matheus Vianna Rodrigues Vieira, apontados por tentativa de homicídio qualificado contra o delegado Moyses Santana Gomes e o oficial Alexandre Alves Ferraz, ambos da Polícia Civil do Rio.
Na decisão, a magistrada observou que a conduta dos denunciados, especialmente de Oruam, teve repercussão negativa intensa na sociedade, incentivando a desvalorização das ações de segurança pública. Segundo ela, esse comportamento “desencadeia na população uma inversão de valores em relação às operações legítimas conduzidas por agentes de segurança”, desde o início da abordagem ao adolescente conhecido como “Menor Piu” até suas consequências sociais.
No dia 22 de julho, durante cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa de Oruam, no bairro do Joá (Zona Oeste), o músico e mais sete pessoas teriam arremessado pedras de grande porte contra o delegado Moyses e o oficial Ferraz, ferindo-os.
A juíza determinou a prisão preventiva dos acusados, ressaltando que, pela notoriedade de Oruam como artista, sua atitude pode servir de exemplo para jovens, que poderiam enxergar o lançamento de objetos contra policiais como algo “legítimo e sem repercussões”. Ela enfatizou ainda que “a garantia da ordem pública exige medidas enérgicas, como a custódia cautelar, especialmente diante do risco de fuga e do desafio apresentado pelos denunciados”.
Da Agência Fonte Exclusiva.








