quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Islândia poderá ter energia solar do espaço até 2030

Projeto visa produzir inicialmente até 30 megawatts a partir de satélite com painéis solares na órbita da Terra, o suficiente para abastecer até 3.000 casas no país.

redacao Por redacao
08/11/2024 - 16:19
em Tecnologia
A A
Islândia poderá ter energia solar do espaço até 2030

Um grande satélite em órbita da Terra será equipado com painéis solares e transmitirá a energia em forma de ondas de rádio m(Foto: aapsky/Pond5/IMAGO)

Compartilhar:

Até 2030, a Islândia poderá se tornar o primeiro país a receber energia solar do espaço.

As empresas islandesas Reykjavik Energy e Transition Labs se uniram à Space Solar, sediada no Reino Unido, para desenvolver uma usina de energia solar baseada no espaço capaz de produzir até 30 megawatts de eletricidade.

De acordo com estimativas dos pesquisadores, essa produção tem o potencial de abastecer entre 1.500 e 3.000 residências na Islândia. Até 2036, os cientistas esperam expandir o projeto para fornecer gigawatts – unidade de medida mil vezes maior que megawatts.

Mas isso pode não ser tão fácil. Em fevereiro de 2024, um grupo de engenheiros do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) demonstrou que é de fato possível obter energia solar do espaço, embora eles só tenham conseguido enviar miliwatts (unidade um bilhão de vezes inferior a megawatts) para a Terra.

Leia Também

Pediatras alertam para riscos de brinquedos com inteligência artificial para crianças

Falha de IA apaga temporada inteira de reality show na Suécia

Energia solar, independentemente do clima

Há vários lugares na Terra onde a energia solar pode ser aproveitada. Mas mesmo nessas áreas não é possível recebê-la constantemente. No espaço, entretanto, isso é possível.

A Space Solar afirmou, em um comunicado, que essa energia está disponível “independentemente do clima ou da cobertura de nuvens, e a custos de eletricidade semelhantes aos de energias renováveis intermitentes”.

“A energia solar espacial oferece vantagens inigualáveis, com custos competitivos e disponibilidade 24 horas por dia, sete dias por semana”, afirmou Martin Soltau, codiretor executivo da Space Solar, no documento.

Como o projeto funcionaria?

O plano é absorver a luz solar no espaço por meio de um grande satélite em órbita da Terra, que será equipado com painéis solares. Esse objeto transmitirá a energia em ondas de rádio para uma estação na Terra, onde ocorrerá o processo de conversão em eletricidade.

O satélite também poderá se tornar o objeto mais pesado já lançado ao espaço. Ele pode até mesmo ser maior do que a Estação Espacial Internacional (ISS), quando todas as suas matrizes estiverem instaladas.

Outros países poderão ser abastecidos

E não é apenas a Islândia que poderia ser beneficiada com energia solar espacial. Os gerentes de projeto veem o Canadá e o norte do Japão como possíveis áreas para expandir as estações receptoras, à medida que a constelação de usinas de energia se desenvolver.

“Em um momento de rápido aumento da demanda global de energia, essa nova tecnologia energética tem o potencial de ajudar a colocar o mundo no caminho de um futuro livre de carbono”, diz o comunicado.

Da Agência Fonte Exclusiva, com informações da DW Brasil via Space.com, IFLScience e Space Solar.)

Tags: #IslândiaEnergia solar
Notícia anterior

Conselho Nacional de Educação aprova novas diretrizes do ensino médio

Próxima notícia

Pesquisadores criam 1ª caneta de adrenalina brasileira

redacao

redacao

Próxima notícia
Alergia grave: pesquisadores criam 1ª caneta de adrenalina brasileira

Pesquisadores criam 1ª caneta de adrenalina brasileira

rock the mountain 2024

Rock the Mountain 2024: yoga, tirolesa, brindes e ativações surpresas do festival

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist