quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Israel teria criado empresa de fachada para produzir pagers entregues ao Líbano

Aparelhos detonaram em diferentes partes do Líbano na terça-feira (17), ferindo mais de 2.800 pessoas e matando 12.

redacao Por redacao
19/09/2024 - 08:33
em Mundo
A A
isarel pagers hezbollah

O Chefe do Estado-Maior Geral das Forças de Defesa de Israel, Herzi Halevi, - Forças de Defesa de Israel (FDI)/ Handout/Anadolu via Getty Image

Compartilhar:

Israel criou uma empresa de fachada para produzir pagers explosivos que foram fornecidos ao Líbano, informou o jornal norte-americano The New York Times, citando suas fontes informadas sobre a operação.

Anteriormente, a agência de notícias Reuters relatou que a agência de inteligência israelense Mossad colocou explosivos em pagers fabricados pela empresa taiwanesa Gold Apollo.

Por sua vez, a empresa alegou que o modelo particular dos pagers detonados foi fabricado e projetado pela BAC Consulting sediada em Budapeste, Hungria.

A Sputnik conseguiu entrar em contato com um representante da empresa húngara, que desejou permanecer anônimo, declarando que a BAC Consulting não fabrica pagers, mas presta serviços de consultoria empresarial.

Leia Também

Trump cobra fechamento das fronteiras da França após onda de protestos e violência

Protestos na França terminam com um morto e mais de mil detidos

“Nunca estivemos envolvidos na produção de pagers, a empresa presta consultoria a empresas. Absolutamente não entendo o que está acontecendo”, afirmou.

Agora, fontes do The New York Times da inteligência israelense dizem que Israel teve planos de criar uma empresa fantasma para produzir pagers porque o movimento Hezbollah vê os celulares comuns como uma ferramenta de inteligência.

“Ao que tudo indica, a BAC Consulting era uma empresa sediada na Hungria que tinha contrato para produzir os dispositivos em nome de uma empresa taiwanesa, a Gold Apollo. Na verdade, ela fazia parte de uma fachada israelense”, confirmaram três funcionários da inteligência de Israel ao jornal norte-americano.

Segundo as fontes, pelo menos duas outras empresas de fachada foram criadas para ocultar as identidades reais das pessoas que fabricaram os pagers, funcionários da inteligência israelense.

Como a publicação aponta, a BAC também tinha clientes regulares para os quais produzia pagers sem explosivos.

Explosões de aparelhos no Líbano

Pagers detonaram em diferentes partes do Líbano na terça-feira (17), ferindo mais de 2.800 pessoas e matando 12.

As explosões continuaram no dia seguinte (18). De acordo com notícias, desta vez foram os walkie-talkies, que o movimento libanês Hezbollah havia comprado quase simultaneamente com os pagers há cerca de cinco meses.
De acordo com os últimos relatórios, 20 pessoas foram mortas e outras 450 ficaram feridas nesse ataque.

O Hezbollah usa pagers como um sistema de comunicação fechado que é menos suscetível a hackers e escutas.
O movimento e as autoridades libanesas consideraram Israel responsável pelo incidente, e o primeiro prometeu a Tel Aviv uma resposta dura.

Da Agência Fonte Exclusiva, com informações da Sputnik Brasil.

Tags: #Hezbollah#PagersIsrael
Notícia anterior

Tupperware anuncia que está falida

Próxima notícia

Plano de ação da Anatel para bloquear o X envolve 20 mil operadoras no Brasil

redacao

redacao

Próxima notícia
plano da anatel para bloquear o X

Plano de ação da Anatel para bloquear o X envolve 20 mil operadoras no Brasil

Londres a Sidney em duas horas: aeronave hipersônica pode voar cinco vezes a velocidade do som; veja vídeo

Conheça a aeronave hipersônica que pode voar cinco vezes a velocidade do som

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist