Dra Karoline é uma psicóloga de 30 anos, que reside na cidade de Campos dos Goytacazes, maior cidade do Norte Fluminense, com cerca de 500 mil habitantes.
Seu curso de graduação foi iniciado na Universidade Estácio de Sá e concluído no Centro de Educação Superior Nossa Senhora Auxiliadora.
Ela está se tornando um símbolo de empoderamento feminino em todo o Brasil, por enfrentar o poderio financeiro de de lobby da Concessionária Águas do Paraíba, empresa de saneamento básico.
A concessionária atua na cidade cobrando a tarifa mais cara do Brasil, fornecendo água de péssima qualidade em algumas comunidades e despejando esgoto in natura em rios e lagoas.
A cidade também convive com esgoto à céu aberto nas ruas.
Com um drone, Dra Karoline evidenciou a contaminação dos rios e lagoas. A partir daí ingressou com medidas judiciais pedindo o fim da cobrança da tarifa de esgoto na cidade. Segundo ela, já que não trata o esgoto, apenas tritura e joga in natura nos rios, não deveria cobrar pelo serviço.
Ver essa foto no Instagram
Em face dos flagrantes de crimes ambientais, ela também ingressou com a medida judicial pedindo o encerramento do contrato da empresa que é campeã de reclamações no Procon.
Dra Karoline também teve acesso ao contrato da concessionária com o município, iniciado em 1994, e constatou que ele deveria encerrar em 2026. Só que os prefeitos, às escondidas, tentaram prorrogar o contrato por meio de aditivos, sem concorrência pública, contrariando a Constituição e todos os julgados do STF (Supremo Tribunal Federal) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A psicóloga ingressou no ativismo a partir da experiência nos consultórios, quando se defrontou com relatos de pacientes sobre a relação conflituosa com a concessionária que integra o Consórcio Águas do Brasil.
A partir daí decidiu fazer uma pesquisa de campo com o drone, levantando as mazelas e a relação promíscua entre a concessionária e a classe política local.
A atuação se amplia também para o enfrentamento das máfias da saúde e educação. A reação de setores da mídia corporativa financiada pela concessionária foi imediata. Contudo, Doutora Karoline ganhou apelo popular em todo o Brasil, com seus vídeos viralizando nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp.
Jornalistas de diferentes partes do país, assim como artistas, têm manifestado apoio à causa de Doutora Karoline. Por conta desta iniciativa, foi instada a disputar um mandato na Câmara de Vereadores. Até o bispo Diocesano cidade, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz gravou um vídeo ao seu lado enaltecendo a sua luta.
A psicóloga também trabalha em favor de acolhimento aos autistas na rede pública e privada de saúde, assim como na educação.








