quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Cartaz eleitoral da extrema direita choca franceses e vira caso de polícia

Reagrupamento Nacional (RN), partido de extrema direita dirigido por Marine Le Pen, foi o mais votado no primeiro turno das eleições legislativas antecipadas da França

redacao Por redacao
01/07/2024 - 15:20
em Mundo
A A
Cartaz eleitoral da extrema direita choca franceses e vira caso de polícia: 'Vamos dar futuro às crianças brancas'

Cartaz distribuído por partido francês: 'Vamos dar um futuro às crianças brancas'. — Foto: Reprodução

Compartilhar:

A vitória da extrema direita e de seus aliados no primeiro turno das eleições legislativas na França, com 34% dos votos, confirmou o favoritismo do Reagrupamento Nacional, de Marine Le Pen e Jordan Bardella, e acendeu um alerta no grupo político contrário. Sugiram pelas ruas do país cartazes com um jovem loiro, branco e de olhos azuis e o slogan: “Vamos dar um futuro às crianças brancas”.

Segundo a imprensa local, o cartaz é de responsabilidade do Parti de la France, pequeno grupo de extrema direita que apresenta apenas um candidato nas eleições legislativas. O prefeito de Neuves-Maisons, Pascal Schneider, disse à AFP que apresentou uma queixa nesta segunda-feira ao Ministério Público de Nancy por “provocação à discriminação, ao ódio ou à violência de natureza racista”. “Esta não é uma manifestação política, é uma manifestação sectária, que demoniza, que estigmatiza”, denunciou Schneider

“Eles encobriram algumas placas oficiais que estão na frente das escolas e tive reações de pais horrorizados. Acham esta atitude ignóbil, fora do tempo, corresponde a outro século”, lamentou.

Segundo o partido anunciou, pelo menos quinze cartazes com a mensagem foram fixados pela cidade entre este domingo e segunda-feira. No seu site, o partido afirma que a peça foi “um verdadeiro sucesso” e que “o estoque está esgotado”. “Os nossos ativistas assumem todos os riscos para exibir os nossos slogans ofensivos e radicais em toda a França”, disse o grupo radical.

Leia Também

Trump cobra fechamento das fronteiras da França após onda de protestos e violência

Protestos na França terminam com um morto e mais de mil detidos

Após a polêmica, o grupo declarou que vai substituir os cartazes por outros contra a imigração. “Que eles regressem para a África!”, dirá a nova peça.

O candidato do grupo, Pierre-Nicolas Nups, afirmou ao jornal L’Est republican que tinha “validado” o cartaz. Segundo ele, transmite “uma mensagem de esperança para os nossos jovens e nada mais. E se víssemos qualquer outra coisa, seria uma interpretação maliciosa.”

Novo cartaz do partido francês: “Que eles regressem para a África!” — Foto: Reprodução

Alto comparecimento

As estimativas iniciais do instituto de pesquisas Ipsos apontam que entre 65 e 85 candidatos devem ser eleitos em primeiro turno, em um universo de 577 círculos eleitorais, após alcançarem mais de 50% dos votos. O restante das circunscrições terá segundo turno, ainda de acordo com o instituto, sendo entre 150 e 170 envolvendo apenas dois candidatos, e entre 285 e 315 com três candidatos.

O sistema eleitoral francês define que apenas um deputado é eleito em cada círculo eleitoral. Pela regra da disputa, se nenhum candidato conquistar maioria simples no primeiro turno, haverá segundo turno. Contudo, ao contrário do Brasil, onde o segundo turno é sempre entre dois candidatos, a depender do percentual de votos, a disputa pode ser entre três ou até mesmo quatro candidatos.

Ainda de acordo com os dados iniciais da Ipsos, o Reagrupamento Nacional estaria qualificado para o 2º turno em um número entre 390 e 430 círculos eleitorais. A Nova Frente Ampla, de esquerda, estaria na disputa em um mínimo de 370 (e máximo de 410) círculos, enquanto o Juntos, que reúne os aliados diretos de Macron, estariam representados com de 290 a 330 candidatos.

Da Agência Fonte Exclusiva, com informações do Jornal O GLOBO.

Tags: #Extrema-direitaFrança
Notícia anterior

Suprema Corte dos Estados Unidos concede imunidade parcial a Trump

Próxima notícia

Em Salvador, Lula chora ao lembrar de pobreza na infância

redacao

redacao

Próxima notícia
CIRURGIA DE LULA

Em Salvador, Lula chora ao lembrar de pobreza na infância

antonio banderas dança dos famosos

Antonio Banderas será jurado da final do Dança dos Famosos

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist