quarta-feira, 21 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Polícia prende 4 pessoas após desaparecimento de advogada em Petrópolis

Trama envolve monitoramento em tempo real de família da vítima sumida há 80 dias.

redacao Por redacao
19/05/2024 - 08:00
em Cidade
A A
amic advogada petropolis desaparecimento

Última viagem. Antes de desaparecer, Anic visitou um parque aquático em Balneário Camboriú com o marido e amigos — Foto: Reprodução

Compartilhar:

Dia 29 de fevereiro de 2024, por volta das 11h30. Usando um colete jeans e um vestido bege e amarelo, a advogada e estudante de Psicologia Anic de Almeida Peixoto Herdy, de 55 anos, estaciona seu carro num shopping de Petrópolis, na Região Serrana do Rio. Segundos depois, ela desembarca do veículo e, a pé, vai em direção a um Jeep Compass preto. Em seguida, o carro deixa o local levando a mulher.

A cena, flagrada parcialmente por câmeras de segurança, é o último registro conhecido de Anic, que desde então está desaparecida. Quatro pessoas suspeitas de envolvimento no sumiço foram presas pela Polícia Civil, que ainda não sabe se a vítima está viva.

Todos os suspeitos tiveram as prisões temporárias decretadas pela Justiça. Um deles é Lourival Correa Netto Fatiga, que nega envolvimento no crime. Técnico de informática e amigo da família de Anic há cerca de três anos, ele tinha acesso à rotina da casa onde a vítima e o marido moram, em Teresópolis, também na Região Serrana, chegando a acompanhar o casal em algumas viagens.

Além disso, ele também teria sido o responsável por instalar um serviço de câmeras de vigilância a pedido do marido da advogada. O caso é investigado em sigilo pela 105ª DP (Petrópolis), que conta com apoio da Delegacia Antissequestro (DAS). Procurada, a polícia preferiu não comentar a investigação.

Leia Também

Macaé amplia oferta de insulina glargina para crianças e idosos com diabetes

Justiça limita fiscalização de vereador em São Francisco; multa de R$ 2 mil por descumprimento

O mistério que envolve o desaparecimento de Anic, que contou até com monitoramento em tempo real de parentes da vítima, começou quando ela deixou a casa da filha, em Petrópolis, para ir a um médico na mesma cidade. Em seguida, foi a um shopping, onde desapareceu.

A advogada é casada com o professor Benjamim Cordeiro Herdy, de 78 anos, um dos sete filhos do falecido empresário José de Souza Herdy, fundador de um complexo educacional em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que deu origem à universidade Unigranrio, vendida pela família para outro grupo de educação em 2021.

Pagamento em bitcoins

Herdy soube que a mulher havia sumido da pior forma possível. Após as 19h, mais de sete horas depois de ela ter sido vista pela última vez no shopping, uma pessoa enviou uma mensagem de texto para o telefone do professor. O responsável pelo comunicado alegava que a vítima estava em seu poder e dizia que a polícia não poderia ser avisada. A partir daí, e por vários dias, foram feitos consecutivos contatos da mesma forma. Num deles, um homem pediu uma quantia em bitcoins para que ela pudesse retornar ao lar. Nesta ocasião, Lourival teria interagido com o suspeito por supostamente entender sobre criptomoedas.

Apesar de o desaparecimento de Anic ter ocorrido em 29 de fevereiro, um parente registrou a ocorrência apenas em 14 de março. A demora teria se dado por medo, já que, nos contatos, um dos sequestradores avisou que estava monitorando o marido de Anic em tempo real e chegou, inclusive, a descrever as roupas usadas por ele no momento da ligação, além do cômodo da casa em que Herdy se encontrava.

A Polícia Civil entrou no caso e quatro suspeitos foram identificados. Os policiais chegaram a trabalhar com a possibilidade de feminicídio, mas a hipótese foi descartada após cães farejadores realizarem buscas em terrenos e nada ser encontrado.

Anic e Benjamim Cordeiro Herdy estão juntos há 20 anos. Os dois se conheceram na Unigranrio, época em que ela trabalhava como secretária na universidade. Quando o casal se apaixonou e resolveu se casar, ela já era mãe de um menino, fruto de um relacionamento anterior. Por sua vez, ele era pai de quatro filhos que nasceram de outra união. Junto, o casal teve mais uma filha. A advogada é descrita por quem a conhece como uma mulher que gosta de viajar, comprar roupas e de pescar, além de ter paixão por animais.

Viagem com suspeito

No início do ano, ela, o marido e alguns amigos, incluindo Lourival — preso suspeito de participar do sequestro de Anic —, chegaram a ir a um passeio em Balneário Camboriú, Santa Catarina, onde o grupo visitou um parque aquático. Na ocasião, a advogada fez as últimas fotos antes de sumir.

Quando desapareceu, Anic estava prestes a iniciar uma nova viagem. No início de março, ela e o marido iriam para outro ponto da Região Sul. Procurado, o advogado João Vitor Ramos, que defende os interesses de Herdy e da esposa, disse, em nota, que a família está com medo e que mudou a rotina desde que ela despareceu.

“Como é possível imaginar, a família está extremamente abalada. Todos estão muito arrasados, sofrendo pela ausência de Anic. São praticamente três meses sem notícias a respeito dela, e a cada dia que passa a dor da família é ampliada pela preocupação sobre o que pode ter acontecido com Anic. Além dessa angústia, estão receosos e com medo, pois, da forma como o desaparecimento ocorreu, o marido e os filhos não sabem o que esperar das pessoas envolvidas. Têm medo do que elas são capazes de fazer”, diz um trecho do comunicado.

Também procurado, o advogado Paulo Vinícius Tostes, que defende Lourival Correa Netto Fatiga, divulgou nota informando ainda não ter sido formalmente notificado da acusação contra seu cliente em processo que tramita em sigilo de Justiça. Ele alegou ainda que a defesa acredita que “irá comprovar que a acusação se deu de forma açodada e que os verdadeiros eventos não foram apurados”.

As informações são do Jornal O GLOBO.

 

Tags: #Desaparecimento de advogada#Petrópolis
Notícia anterior

Gaúchos perderam cerca de 200 mil carros na enchente

Próxima notícia

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

redacao

redacao

Próxima notícia
baixa do rio guaiba

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Biden x Trump

Biden e Trump sobem o tom e trocam farpas em comícios

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist