quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Chefe do clima na ONU: “temos dois anos para salvar o planeta”

Simon Stiell cobrou ações de governos, líderes empresariais e bancos de desenvolvimento.

redacao Por redacao
10/04/2024 - 21:48
em Mundo
A A
china emissão de co2

A queima de (Getty Images)

Compartilhar:

Os governos, os líderes empresariais e os bancos de desenvolvimento têm dois anos para tomar medidas para evitar alterações climáticas muito piores, disse o chefe do clima da ONU na quarta-feira (10), num discurso que alertou que o aquecimento global está minando as agendas dos políticos.

Os cientistas dizem que reduzir para metade as emissões de gases com efeito de estufa prejudiciais ao clima até 2030 é crucial para impedir um aumento das temperaturas superior a 1,5°C, que provocaria condições meteorológicas e calor mais extremos.

No entanto, no ano passado, as emissões mundiais de CO2 relacionadas com a energia aumentaram para um nível recorde. Os atuais compromissos de combate às alterações climáticas dificilmente reduziriam as emissões globais até 2030.

Simon Stiell, Secretário Executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, disse que os próximos dois anos são “essenciais para salvar o nosso planeta”.

Leia Também

Trump cobra fechamento das fronteiras da França após onda de protestos e violência

Protestos na França terminam com um morto e mais de mil detidos

“Ainda temos a oportunidade de fazer cair as emissões de gases com efeito de estufa, com uma nova geração de planos climáticos nacionais. Mas precisamos destes planos mais fortes, agora”, disse ele.

Falando num evento no grupo de reflexão Chatham House, em Londres, Stiell disse que o Grupo das 20 principais potências econômicas – em conjunto, responsáveis ​​por 80% das emissões globais – precisava urgentemente de avançar.

A principal tarefa das negociações climáticas da ONU deste ano em Baku, no Azerbaijão, é que os países cheguem a um acordo sobre uma nova meta para o financiamento climático para apoiar os países em desenvolvimento que lutam para investir no abandono dos combustíveis fósseis e no combate às alterações climáticas.

As cúpulas da ONU sobre o clima aumentaram de tamanho nos últimos anos, com milhares de lobistas e representantes empresariais presentes juntamente com delegações governamentais diretamente envolvidas nas negociações.

Quase 84 mil pessoas participaram na cimeira COP28 do ano passado no Dubai, atraindo críticas dos ativistas depois de mais de 2 mil lobistas dos combustíveis fósseis terem se registado para participar.

Stiell disse que gostaria de ver as futuras reuniões da COP reduzidas em tamanho, ao mesmo tempo em que priorizasse resultados fortes de negociação. Ele disse que estava conversando com o Azerbaijão e o Brasil – anfitriões das próximas duas cúpulas climáticas da ONU – sobre isso.

Ele também apelou à angariação de mais financiamento climático através do alívio da dívida, de financiamento mais barato para os países mais pobres, de novas fontes de financiamento internacional, como um imposto sobre as emissões do transporte marítimo, e de reformas no Banco Mundial e no Fundo Monetário Internacional.

“Todos os dias, os ministros das finanças, os CEOs, os investidores e os banqueiros climáticos e de desenvolvimento direcionam triliões de dólares. É hora de transferir esses dólares”, disse Stiell.

Num ano próspero para eleições em todo o mundo – com eleitores da Índia, da África do Sul e dos Estados Unidos indo às urnas – Stiell alertou que muitas vezes a ação climática estava “escapando nas agendas do gabinete”.

Políticos, desde o líder republicano Donald Trump nos Estados Unidos, até partidos de extrema-direita que procuram ganhos nas próximas eleições da União Europeia, recuaram nas políticas climáticas enquanto cortejavam os eleitores.

Com informações da CNN.

Tags: #Aquecimento Gobal#Crise AmbientalONU
Notícia anterior

Fux autoriza inquérito contra Nikolas Ferreira por chamar Lula de ‘ladrão’ em evento da ONU

Próxima notícia

MP do TCU pede identificação e extinção de contratos públicos com Elon Musk

redacao

redacao

Próxima notícia
ataque hacker ao x

MP do TCU pede identificação e extinção de contratos públicos com Elon Musk

guerra coreia do norte

Kim Jong Un diz que é hora de se preparar para a guerra

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist