quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Restrições preocupam torcedoras do Fluminense que vão à Arábia Saudita

Proibição do consumo de cerveja, rigidez quanto a roupas e uso de símbolos religiosos estão entre os principais pontos que incomodam torcedoras que vão acompanhar o Tricolor

redacao Por redacao
14/12/2023 - 08:11
em Esporte
A A
Restrições a direitos das mulheres preocupam torcedoras do Fluminense que vão à Arábia Saudita

Luma Queiroz — Foto: Arquivo Pessoal

Leia Também

Palmeiras vence e assume liderança provisória do Brasileirão; Flamengo pode retomar a ponta

Experience X reúne competições de Cross Training e corrida híbrida em Macaé

Compartilhar:

Num grupo de torcedoras do Fluminense que vai à Arábia Saudita, um comunicado de alerta é divulgado. Hospedadas à beira do Mar Vermelho, em Jedá, elas não poderão usar biquíni ou entrar no mar. E não poderão frequentar o hall do hotel que tem a piscina, exclusiva para homens. Sede do Mundial de Clubes, o país é um dos mais restritivos do mundo quanto a direitos das mulheres.

O ge conversou com torcedoras que viajarão nos próximos dias para a Arábia Saudita. Elas são unânimes ao dizer que “se não fosse pelo Fluminense, dificilmente iriam ao país”. É o caso de Luma Queiroz, que tem as vestimentas como maior preocupação. No país, há multas em casos de desrespeito aos costumes e tradições locais — devem ser modestas, discretas, que cubram ombros e joelhos, e não tenham estampas, imagens ou símbolos.

— Estive num bazar e comprei algumas roupas abaixo do joelho. Uma saia que não mostre o joelho. Uma calça que é bem larga. Estou levando comigo algumas blusas do Fluminense, não só as tradicionais. Mas por receio de acharem curto, vou usar as masculinas, porque são maiores. Também procurei roupa árabe, véu, mas não achei. No sábado, vou estar chegando em Jedá e vou tentar comprar roupa — conta.

Outra preocupação de Luma é compartilhada com seu namorado, Josué. As regras do país não permitem o contato físico com cônjuge ou parceiro(a) de forma que possa ser interpretado como natureza sexual (abraços ou beijos na boca) em lugares públicos.

A Arábia Saudita é um país islâmico, onde o porte, o comércio e o consumo do álcool são totalmente proibidos. As penas para crimes são severas e podem incluir prisão, deportação e, para os casos enquadrados como tráfico de drogas, a pena de morte. Mesmo se o Fluminense for campeão mundial, a comemoração terá que ser feita de outra forma.

— Vou ter discrição total. Estou evitando tudo. A gente está no Mundial de Clubes, então, não poder cerveja é muito complicado. Eu sou muito consumidora. Meu time pode ser campeão mundial e eu não posso beber. Isso para mim é algo inadmissível — completa Luma.

Em Jedá, cerca de 300 torcedores do Fluminense estão se organizando para participar de um evento numa churrascaria, organizado pela tricolor Daniela Lin. Acostumada a viajar, ela sabe que o encontro terá que ser adaptado devido às regras da Arábia Saudita. Para chegar ao melhor modelo, pediu ajuda a guias mulheres, exatamente pelo temor.

— Estamos fazendo vários grupos com roteiros, um passeio a Medina, a Meca, entre um jogo e outro. Vamos levar cerca de 100 pessoas para Medina. Na hora de contratar uma guia, escolhemos uma guia mulher, exatamente pelos costumes serem diferentes dos nossos. Precisamos nos comunicar e eles não vão te dar tanta atenção. Com homem, é diferente. Vou (ao Mundial) porque é o Fluminense. Se não, não iria.

Daniela Lin — Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com o Guia do Torcedores divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores, não há necessidade de usar véu. Porém, apostasia (renúncia de uma religião), blasfêmia e ateísmo, por exemplo, são crimes passíveis de pena. É proibido o exercício público de outras religiões, bem como a exibição de seus símbolos, como a Bíblia.

Relações entre pessoas do mesmo sexo, ainda que consensuais, são criminalizadas na Arábia Saudita. Violações das leis sauditas que tratam de demonstrações de afeto entre pessoas do mesmo gênero, bem como manifestações de apoio à causa LGBTQIAPN+, inclusive em mídias sociais, estão sujeitas a punições severas. As penas podem incluir multas, prisão e mesmo condenações à morte.

— Eu viajo muito, mas um lugar com tantas restrições ao direito da mulher é difícil para mim. Só em 2019 que as mulheres puderam ir a jogo de futebol lá. É um desafio — completa Daniela.

O Fluminense fará quatro treinos antes da estreia na competição, na segunda-feira, às 15h (de Brasília), contra o vencedor de Al-Ahly (Egito) x Al-Ittihad (Arábia Saudita). O Flu encerra a participação na competição no dia 22 para a disputa da final ou do terceiro lugar, contra Manchester City (Inglaterra), Urawa Reds (Japão) ou León (México).

Tags: #Mundial de ClubesFluminense
Notícia anterior

Câmara dos EUA aprova abertura de processo de impeachment contra Joe Biden

Próxima notícia

‘Enem dos concursos’ tem novo calendário divulgado

redacao

redacao

Próxima notícia
'Enem dos concursos' tem novo calendário divulgado; prova deve acontecer em 5 de maio

'Enem dos concursos' tem novo calendário divulgado

invasão da conta de janja

Adolescente de 17 anos confessa invasão da conta de Janja

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist