quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Vereador da Paraíba admite agredir mulheres em discussão com colega

Caso aconteceu nesta quinta-feira durante votação para moção de aplausos em homenagem a ex-diretor de hospital

redacao Por redacao
08/12/2023 - 15:43
em Política
A A

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

Compartilhar:

Uma declaração do vereador Pedro Aureliano (Cidadania-PB) feita durante uma discussão com um colega da câmara municipal de Piancó repercutiu na Paraíba. A fala, na qual o Aureliano admite agredir mulheres, aconteceu em meio a uma votação na última quinta-feira, enquanto ele discutia com Antônio Wallace Militão (PP-PB).

Por meio de nota, a Câmara Municipal repudiou o episódio e citou uma agressão do vereador contra a jornalista e atual secretaria da Mulher de João Pessoa, Nena Martins, que confirmou a existência do incidente. Veja abaixo o momento da fala de Pedro Aureliano, nesta quinta-feira:

— Esse caso é muito grave, porque a violência para contra a coletividade. Não é contra uma mulher especificamente. Muito triste ver um homem falar isso em uma sessão legislativa — disse ao GLOBO a secretária estadual da Mulher e da Diversidade Lídia Moura.

Os vereadores debatiam sobre a possibilidade de conceder uma moção de aplausos ao ex-diretor do Hospital Regional de Piancó. Aureliano se posiciona contrário e alega que o profissional não ia ao município, apesar do cargo. Militão era o autor do pedido de moção de aplausos ao médico.

— Ele não veio quatro vezes a Piancó. Só vinha quando tinha festas. Isso não é só eu que digo. São vários funcionários do hospital. Ele entrou no hospital só para receber dinheiro (…) Ele pode ser amigo, pode ser tudo. Mas, como diretor, ele deixou a desejar —, diz o vereador do Cidadania.

— O que muito me estranha é a gestão anterior. Ela era muito presente e não fazia nada — responde Militão, que minutos depois sugere uma explicação para o voto contrário de Aureliano — O problema é outro (…) Quando o doutor entrou no hospital, tinha uma irmã de um vereador que tinha luxo e modornia no hospital, fazia de hotel. Quando o doutor entrou, acabou com isso. Por isso que o doutor não presta.

Militão cita também supostos cabos eleitorais no hospital. A partir daí a troca de acusações, ofensas e ameaças entre os dois cresce. Em dado momento, Militão chama Aureliano de analfabeto:

— Sou analfabeto, mas tenho honra (…) Tenho honra e tenho caráter — diz o vereador do Cidadania, na gravação.

— Tem, tem muito caráter. Todo mundo conhece qual é o seu caráter. Bateu numa mulher — responde Militão.

— Eu bato e bato em você também. Então, venha para cá. — diz Aureliano, enquanto se levanta da cadeira, pouco antes da sessão ser suspensa.

Procurado pelo GLOBO, o vereador Pedro Aureliano ainda não se manifestou. A Câmara Municipal de Piancó disse repudiar a declaração do parlamentar. Ainda segundo a casa legislativa, uma das vereadoras presentes durante a discussão protagonizada por Pedro Aureliano, nesta quinta-feira, foi empurrada pelo homem. Maria de Fátima, conhecida como Tia Cotil, está em “estado de choque e com receio de frequentar a câmara”, afirma a nota.

Jornalista e secretária de João Pessoa relembra agressão

A nota da Câmara Municipal de Piancó cita ainda um episódio de agressão do vereador contra a jornalista e secretaria da Mulher de João Pessoa , Nena Martins. Em entrevista a rádio BandNews, ela relembrou o caso, ocorrido em 1994:

— Eu estava como radialista na cidade do Piancó (…) Em um sábado, eu fui apresentar o programa com a presença de alguns vereadores no estúdio. E um ouvinte ligou para o programa denunciando o agressor, dizendo que ele estava comentendo um erro, um crime, na cidade (…) Terminou o programa e eu fui para o hotel em que eu residia na cidade. Ele estava me aguardando, com outra pessoa. Percebi que ele estava muito embriagado, e ele ficou me agredindo com palavras, muito agressivo, e se aproximou. Ele veio bater com os papeís na minha cara, dizendo assim: ‘Leve esses documentos e mostra para quem estava no estúdio que eu não cometi esse erro’.

A jornalista relata ter se assustado e caído logo em seguida, tendo cortado o braço. Pedro Aureliano, relata Martins, seguiu tentando agredi-la com chutes. Ela relata ainda ter conseguido deixar o local e feito um boletim de ocorrência. Pedro Aureliano foi posteriormente condenado ao pagamento de cestas básicas pelo episódio, segundo ela.

Com informações do Jornal O GLOBO.

Tags: #Pedro Aureliano#Violência Contra as MulheresVereadores
Notícia anterior

Influencer Saulo Poncio pagou fiança de R$ 430 mil após ser detido na Flórida

Próxima notícia

Jogador de golfe se torna atleta mais bem pago do mundo; veja ranking

redacao

redacao

Próxima notícia
atletas mais bem pagos do mundo

Jogador de golfe se torna atleta mais bem pago do mundo; veja ranking

Maduro assina decretos para criar estado de Essequibo e dá mais um passo para anexar território da Guiana

Maduro assina decretos para criar estado de Essequibo

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist