sexta-feira, 30 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • TVIU!
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • TVIU!
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Campos e Macaé saem da lista de 10 cidades mais violentas do Estado do RJ

Cidades da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana do Rio voltam a liderar ranking de municípios com maior índice de homicídios no Estado

redacao Por redacao
06/08/2019 - 09:28 - atualizado em 07/08/2019 - 11:19
em Cidade
A A
Prefeito Rafael Diniz no Centro de monitoramento de Campos

Prefeito de Campos (RJ), Rafael Diniz, no Centro de Monitoramento por Câmeras | Foto: Reprodução

Compartilhar:
*Da redação

O município de Queimados, na Região Metropolitana, é a cidade mais violenta do Estado do Rio de Janeiro. 

Campos dos Goytacazes e Macaé, no Norte Fluminense, que já estiveram no topo do ranking, agora ocupam, respectivamente, a 19ª e 14ª posição.

Entre as 10 cidades fluminense (com mais de 100 mil habitantes) listadas como mais violentas, além de Queimados, estão Nilópolis, Itaguaí, Magé, Japeri, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Itaboraí, Araruama e Angra dos Reis.

Atlas da Violência - RJ
 Tópicos: Cidades, População, Homicídios registrados, Homicídios ocultos e Taxa Estimada de homicídios | Fonte: IPEA

Esses dados estão no relatório do Atlas da Violência – Retratos dos Municípios Brasileiros, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta quarta-feira (05). Os dados são referentes ao ano de 2017.

Leia Também

Rio das Ostras terá mutirão gratuito para regularização de profissionais do turismo

Macaé terá fim de semana com corrida, pedal, powerlifting e futebol

As cidades com menor índice de violência estão na Região Serrana: Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

CLIQUE AQUI E LEIA RELATÓRIO

No país, segundo o Atlas, a violência se deslocou do Sudeste para as cidades do Norte e Nordeste e continua associada às disputas de facções criminosas por territórios.

É nessas duas regiões do país, segundo o levantamento, que se concentram as cidades com maior número de mortes por violência no país. 

O tráfico de drogas ainda é o grande motivador das disputas violentas que são travadas nas ruas e no interior do sistema penitenciário. 

SEGURANÇA INTEGRADA

A cidade de Campos chegou a ser apontada como uma das cidades mais violentas da América Latina. Nos últimos anos, no entanto, o município vem adotando iniciativas para enfrentar a violência urbana. 

Em março deste ano, o prefeito Rafael Diniz  inaugurou o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) com 90 câmeras de tecnologia avançada para monitorar a cidade. 

https://www.instagram.com/p/BvA1YoghCY1/

O centro também promove uma integração das forças de segurança — Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF), Defesa Civil Municipal, Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) — que utilizam toda a base de dados. 

O CISP faz parte de um dos eixos do Plano Municipal de Segurança Pública apresentado pelo Prefeitura à sociedade civil organizada. Paralelamente, o município lançou um amplo programa de iluminação pública para facilitar o policiamento das vias urbanas. 

Tags: #Atlas2019#MapaDaViolênciaIpea
Notícia anterior

Projeto de lei prevê segurança privada em presídios

Próxima notícia

Por falta de verbas, UFRJ poderá suspender serviços à população

redacao

redacao

Próxima notícia
Hospital da UFRJ na Ilha do Fundão

Por falta de verbas, UFRJ poderá suspender serviços à população

Senador Randolfe Rodrigues

Mensagens revelam que partido de Marina serviu de “laranja” para procuradores da Lava Jato

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Cidade Concurso Cultura Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia TVIU!
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • TVIU!
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • TVIU!
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist