Aplicativo pretende operar com transporte compartilhado para até 20 passageiros, além de apostar em bicicletas e patinetes elétricos;

As empresas de ônibus que se preparem. Está chegando o Uber Bus, sistema de mobilidade que está sendo testado pelo aplicativo Uber e que oferece transporte compartilhado para até 20 passageiros. Inicialmente o sistema está testado apenas em cidades do Egito.

COMO FUNCIONAM AS CHAMADAS NO UBER BUS

Os passageiros são transportados em um micro-ônibus e o sistema de busca é similar ao Uber em carro de passeio: o usuário isere a origem da viagem e o destino. A plataforma encontra outros passageiros com o mesmo roteiro e reúne todos em um único veículo.

Trata-se de uma versão  ampliada do Uber Juntos, sistema de mobilidade que está competindo com as empresas de tansportes de passageiros no Brasil.

No Uber Bus o passageiro pode pagar o corrida no dinheiro ou por meio de cartão. O preço da corrida não é fixo como sistema de transporte urbano convencional.

EMPRESA COMEÇA A ABANDONAR OS CARROS DE PASSEIO

Esta nova dinâmica é uma sinalização o Uber começa a abrir mão dos carros de passeio. Em 2019 a empresa pretende inaugurar um serviço de compartilhamento de bicicletas em São Paulo. Nos EUA já compartilha patinetes elétricos e agora começa a investir em compartilhamento de transporte por meio de micro-ônibus.

No Brasil, o Uber Bus tende a enfrentar resistência não apenas de empresas de ônibus, mas também dos governos em todos os níveis, que só permitem o transporte coletivo nesta modalidade por meio de concessões de linhas.

O lado bom, além da maior oferta de mobilidade, é que o sistema pode quebrar a espinha dorsal da corrupção no setor de transportes urbanos.

Com o Uber Bus, dificilmente a farra da propina entre empresários de transportes coletivos e governantes teria prosperado no Estado do Rio.

*Agência VIU!

 

Comentários

comentários