A NASA, agência espacial norte-americana, pretende enviar ‘nudes’ ao espaço para tentar entrar em contato com outros tipos de vida inteligente fora do planeta Terra. A mensagem também inclui um mapa-mundi e um diagrama para compreender a gravidade terrestre.
Mas calma, pois nenhuma foto obscena está na lista! O que será enviado é um desenho esboçando dois corpos nus, um masculino e um feminino, revelando o desenho da anatomia humana. Eles ainda acenam, para não parecerem intimidadores. As informações são do portal Chron.com.
Os esboços foram revelados em um estudo que integra o projeto “Beacon in the Galaxy” (Farol na Galáxia) da NASA, que procura estimular a comunicação com outros serem inteligentes. A mensagem será escrita em código binário.
“Embora o conceito de matemática em termos humanos seja potencialmente irreconhecível para ETs, o binário provavelmente é universal em toda a inteligência. O binário é a forma mais simples de matemática, pois envolve apenas dois estados opostos: zero e um, sim ou não, preto ou branco, massa ou espaço vazio”, afirma o estudo.
Rotina no espaço
Não são apenas as fronteiras entre humanos e extraterrestres que estão sendo reduzidas, como também as entre os ‘cidadãos comuns’ e os que trabalham no espaço. Isso, claro, graças à astronauta Samantha Cristoforretti, que tem conquistado uma legião de seguidores no TikTok depois que começou a divulgar sua rotina na Estação Espacial Internacional.
A italiana de 45 anos faz parte da missão Crew-4 da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, e passará seis meses no espaço. Na última quinta-feira (5), ela publicou um vídeo de 88 segundos mostrando imagens do lançamento do foguete e apresentando, aos espectadores, os dois bichinhos de pelúcia que servem como indicadores de gravidade zero: Zippy, uma tartaruga, e Etta, um macaco. A publicação recebeu, até o momento, quase 71 mil curtidas.
“Que perguntas você tem sobre a vida na estação espacial?”, pergunta, ao flutuar em frente de uma das janelas do laboratório em órbita. “Diga-me nos comentários. E lembre-se: siga-me para ir aonde nenhum TikToker esteve antes”.