No evento para desenvolvedores I/O desta quarta-feira (11), o CEO da Alphabet Sundar Pichai anunciou que o Google Tradutor agora reconhece 24 novas línguas e entre elas, o Guarani, usada por 7 milhões de pessoas no Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina. O app do Google pode agora traduzir 133 línguas no total.
Segundo o Google, mais de 300 milhões de pessoas no mundo falam os idiomas adicionados, que incluem Mizo do extremo nordeste da Índia e Lingala, falado na África Central. A atualização do Google Tradutor traz ainda as línguas indígenas das Américas Quechua, Guarani e Aymara pela primeira vez.
Os novos idiomas são os primeiros adicionados ao Google Tradutor usando Zero-Shot Machine Translation. Esse é um modelo de aprendizado de máquina que vê apenas texto monolíngue, ou seja, ele aprende a traduzir um idioma para outra língua sem nunca ver um exemplo.
Veja a lista completa de novos idiomas adicionados ao Google tradutor com a nova atualização abaixo:
Assamês, falado no nordeste da Índia
Aymara, usado na Bolívia, Chile e Peru
Bambara, do Mali
Bhojpuri, falado no norte da Índia, Nepal e Fiji
Dhivehi, das Maldivas
Dogri, usado no norte da Índia
Ewe, falado em Gana e Togo
Guarani, com falantes no Paraguai, Bolívia, Argentina e Brasil
Ilocano, do norte das Filipinas
Konkani, falado na Índia Central
Krio, de Serra Leoa
Curdo (Sorani), usado principalmente no Iraque
Lingala, falado na República Democrática do Congo, República do Congo, República Centro-Africana, Angola e República do Sudão do Sul
Luganda, falado em Uganda e Ruanda
Maithili, usado no norte da Índia
Meiteilon (Manipuri), usado no nordeste da Índia
Mizo, falado no nordeste da Índia
Oromo, falado na Etiópia e Quênia
Quechua, usado no Peru, Bolívia e Equador
Sânscrito, ainda usado na Índia
Sepedi, falado na África do Sul
Tigrinya, falado na Eritreia e Etiópia
Tsonga, usado em Eswatini (Suazilândia), Moçambique, África do Sul e Zimbábue
Twi, idioma falado em Gana
O Google também pede que falantes nativos das novas línguas, como o Guarani, ajudem a aperfeiçoar o algoritmo do Google Tradutor dando feedback das traduções no app.
As informações são do Olhar Digital.