Dicas para aprender programação e se tornar um profissional neste nicho de mercado que não para de crescer:

Atualmente, em que a internet se confirmou como uma importante fonte de interação em vários aspectos do dia a dia, a profissão de programador se torna cada vez mais requisitada.

A compreensão de linguagens e códigos de programação é fundamental para o funcionamento de sites e sistemas mais complexos.

Os sistemas que possibilitam o funcionamento de um e-commerce, a disponibilização dos produtos, a aceitação das senhas e a realização das vendas e compras foram elaborados por profissionais que dominam uma ou mais linguagens de programação.

Empresas dos mais variados segmentos, industrial, alimentício, vestuário, contam com sistemas informatizados para o atendimento de clientes e isso requer a atuação de programadores.

Até mesmo instituições de ensino, bancárias, turismo e ciências devem contar com a informática para o registro e a interação com as pessoas, o que também possibilita o surgimento para mais áreas onde um programador pode atuar.

O ESTUDO DOS CÓDIGOS E LINGUAGENS 

Diante da grande procura pelos serviços envolvendo programação e de um mercado de trabalho com boas oportunidades, a procura por cursos de graduação nessa área é enorme.

Por isso, além de um curso, quem quer se tornar um bom programador deve estar em constante pesquisa a respeito desse assunto. Programas e linguagens estão evoluindo e se atualizando cada vez mais e é preciso estar atento às novidades.

Por essa razão, algumas características de um bom programador são:  ter curiosidade, ler, pesquisar e exercitar constantemente o conteúdo adquirido para se tornar um profissional competente nessa área.

As fontes de pesquisa quando o assunto é programação são bem variadas. É possível contar com canais de vídeos especializados no assunto, apostilas em PDF, fóruns, grupos em redes sociais e até podcasts.

Ir atrás desses conteúdos, bem como participar de eventos e palestras voltadas ao tema é uma maneira de expandir os seus conhecimentos, trocar e ideias e se tornar um bom programador.

Vamos ver a seguir alguns aspectos mais pontuais sobre a profissão de programador?

RACIOCÍNIO LÓGICO 

Organizar códigos, ordenar sequências de dados e mais uma série de atividades típicas de um programador exigem um bom apreço por questões que envolvem raciocínio lógico.

A matemática é uma constante na profissão de programador. Muitas vezes a compreensão dos códigos requer um pensamento matemático.

DETERMINAÇÃO 

Aprender a programar muitas vezes é um exercício de paciência, por isso ter calma e determinação é uma das virtudes dos bons profissionais.

TROCA DE IDEIAS 

Um programador, por mais que trabalhe sozinho em uma empresa ou em um negócio próprio, sempre terá que interagir com outros profissionais da área.

A troca de ideias é uma variável importante na formação de um profissional dessa área.

TENHA CURIOSIDADE 

Desenvolver interesse por questões que envolvem o tema é outro fator fundamental.

Saber como um site é feito, como são inseridos imagens animadas, arquivos de áudio e outros elementos nesse site é um bom começo para pesquisar e se interessar por programação.

Praticar o conteúdo que você pesquisou, mesmo cometendo erros iniciais é importante para que você desenvolva as suas técnicas e conheça alguns procedimentos básicos. Ser autodidata também ajuda na carreira de programador.

DOMINAR O INGLÊS 

Muitos dos detalhes que foram desenvolvidos em termos dos softwares mais usados atualmente são em inglês.

Dessa maneira poder falar bem inglês e conhecer termos técnicos voltados para essa área é um requisito importante. Além disso, vários tutoriais, e-books, artigos e vídeos referentes à programação são em inglês.

CONHECENDO AS LINGUAGENS 

Ao investir na carreira de programador, certamente você vai se deparar com algumas linguagens bem específicas, desde as mais conhecidas até outras mais complexas e pouco comentadas.

Sendo assim, vale a pena listar aqui algumas das que você vai entrar em contato e ouvir muito falar delas. Vamos ver?

JAVA 

Sabe os aplicativos para aparelhos Android? Pois então, o Java é o responsável por boa parte deles. Ele é considerado uma linguagem simples e apta para os mais variados tipos de projetos.

PYTHON

É outra linguagem que se caracteriza pela sua simplicidade e praticidade. Não é difícil aprender Python. Não por acaso, é uma das mais utilizada para desenvolver projetos na web.

LINGUAGEM C

Apesar de ser uma das mais antigas, muitos programadores não abrem mão dela.

Trata-se de uma linguagem que funciona bem na maioria dos sistemas. Ela também deu a origem a outras linguagens bem conhecidas atualmente, tais como a C++ e a C#.

HTML

Não é exatamente uma linguagem de programação, mas é fundamental para a criação de muitos detalhes que vemos hoje em sites dos mais variados. É muito importante que um programador conheça as características do HTML.

CONCLUSÃO 

A carreira de programador é bem diversificada. Quem atua nessa área pode trabalhar para pequenas empresas e até mesmo grandes corporações. Há também a possibilidade de atuar como freelancer.

Até mesmo detalhes importante sobre hospedagem de sites são desenvolvidos por programadores.  Portanto, sigas as dicas, pesquise, faça cursos e veja um amplo mercado de oportunidades se abrir diante de você.

 

Comentários

comentários