Roberto Barbosa é um dos jornalistas mais completos que conheço. É um multimídia: manda bem no rádio, na TV e anteviu a chegada do jornalismo digital e do smartphone como veículo de massa.
Foi um dos primeiros blogueiros quando o jornalismo ainda estava focado no padrão Globo e na mídia impressa. Embarcou na era digital nos primórdios do que se tornaria uma revolução que mudaria os rumos do mercado editorial.

E sua inserção neste mundo de descobertas não cessa. É um dos alunos mais aplicados nos cursos da Universidade do Texas (EUA). Degusta o que tem de melhor na produção de conteúdos e difusão deste novo formato de mensagem.
Uma de suas mais recentes iniciativas são as entrevistas no estilo documentários que estão sendo veiculados no Youtube, Facebook e adaptadas para o Instagram e Whatsapp. O negócio é virótico, chegando a milhares de pessoas em todo canto.
Fonte: Youtube – Portal VIU!
É um tipo de conteúdo que se pode assistir em qualquer lugar, desde que se tenha um aparelho mobile, o que permite compartilhamentos, gerando um efeito multiplicador.
Um dos entrevistados neste formato foi o ex-prefeito de Campos dos Goytacazes (RJ), Arnaldo Vianna.
Apesar de morar atualmente em São Paulo, sou nascido em Campos e vivenciei boa parte do governo Arnaldo.
Fonte: Youtube – Portal VIU!
A entrevista dividida em quatro capítulos (o segundo capítulo já está disponível), resgata a essência de Dr. Arnaldo, um médico conhecidíssimo na cidade do Estado do Rio de Janeiro, que exerceu uma administração com forte apelo popular.
Roberto Barbosa consegue passar a sensação de que o telespectador é uma testemunha presencial da entrevista. É como se estivéssemos na sala de estar, participando de um bate-papo. É a prova inequívoca do triunfo da rede social sobre a mídia tradicional.