Caravana do ex-presidente chega à cidade nesta terça-feira, às 19 horas;

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerra a caravana no Espírito Santo na cidade Cariacica, nesta terça-feira (5). De lá segue direto para cidade de Campos dos Goytacazes, no Norte do Estado do Rio, onde terá uma recepção às 19h, do mesmo dia, na Praça do Liceu, na área central. Vai pernoitar na cidade e no dia seguinte visitará as instalações do Instituto Federal Fluminense (IFF).

FATOS QUE MARCAM A PRAÇA

1 – Em frente a Praça do Liceu está localizada a sede do antigo Fórum Nilo Peçanha, um suntuoso prédio com arquitetura greco-romana inaugurado pelo ex-presidente Getúlio Vargas em 1935, por ocasião do festejos do centenário da cidade. Em agosto de 1936, Vargas retornaria à Campos para inaugurar o busto de Saldanha da Gama na Praça das Quatro Jornadas. Chegou de hidroavião. Ali Vargas abriu um discurso pronunciando a célebre frase: “Campos, espelho do Brasil!”.

A era Vargas é o berço da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) que acaba de morrer com a Reforma Trabalhista. Foi também o embrião do movimento sindical que viria criar as bases para um movimento que elegeria um torneiro mecânico seis décadas depois.

2 – Até 2006, o prédio foi sede da Justiça local. Foi passado para a Câmara de Vereadores para abrigar o legislativo local. Atualmente está na presidência da Câmara o vereador Marcão Gomes, um ex-petista que depois de conquistar um mandato, desertou da legenda para se filiar ao Rede de Marina Silva. Literalmente, pulou o alambrado na maior cara de pau e não foi por ideologia. Queria apenas evitar desgaste no momento em que o PT começou a enfrentar o massacre midiático.

Lula sairá de Campos e não passará por Macaé-RJ.  Vai direto para Maricá, cidade governada pelo PT na Região Oceânica, que tornou-se a maior produtora de petróleo do Rio de Janeiro na camada do pré-sal.

*Texto corrigido às 22h13min em 04/04/2017

Comentários

comentários