ÁUDIO | Polícia Federal investiga pagamento de propina a Romero Jucá, Bolsonaro promete abrir “caixa preta do BNDES”, piora nos indicadores de desemprego no Brasil e carcereiros em greve no Chile;

Fonte: VIU! BROADCAST  

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (8) a Operação Armistício, que investiga o recebimento de vantagem indevida pelo senador Romero Jucá (MDB-RO), em 2012, durante a chamada guerra fiscal nos portos brasileiros.

Os policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão, dos quais sete em São Paulo, um em Santos (SP) e um em Campo Limpo Paulista (SP).

Os pagamentos indevidos, de cerca de R$ 4 milhões, teriam sido feitos por uma empreiteira que tinha interesse na edição do ato. As medidas foram autorizadas pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, no inquérito 4382-STF.

INDICADORES DO MERCADO DE TRABALHO

Os dois indicadores da Fundação Getulio Vargas (FGV) que medem o comportamento do mercado de trabalho brasileiro apresentaram piora de setembro para outubro.

O Indicador Antecedente de Emprego (Iaemp) recuou 0,2 e atingiu 90,8 pontos em uma escala de zero a 200 pontos.

ENTENDA COMO FUNCIONA O INDICADOR DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

O Iaemp tenta antecipar tendências do mercado de trabalho com base em entrevistas com consumidores e empresários da indústria e dos serviços.

Segundo a FGV, o recuo do Iaemp mostra uma reversão do otimismo quanto ao dinamismo da atividade econômica que teve desempenho abaixo do esperado em 2018. Além disso, há incertezas em relação ao crescimento em 2019.

MERCADO DE TRABALHO AINDA ESTÁ BASTANTE DIFÍCIL PARA O TRABALHADOR, DIZ FGV

O Indicador Coincidente de Desemprego (ICD), calculado com base na percepção dos consumidores sobre o nível de desemprego no país, aumentou 2,6 pontos e chegou a 100,2 pontos (em uma escala de zero a 200 pontos em que quanto maior a pontuação, mais negativa é a situação).

De acordo com a FGV, a piora do ICD mostra um mercado de trabalho ainda bastante difícil para o trabalhador porque o recuo suave das taxas de desemprego ainda não foi suficiente para fazer com que o trabalhador sinta uma melhora.

JAIR BOLSONARO FALA EM ABRIR CAIXA PRETA DO BNDES

O presidente eleito Jair Bolsonaro reiterou nesta quinta-feira (8) que pretende abrir os sigilos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tão logo assuma o governo em janeiro. Nas redes sociais, ele usou a expressão “abrir a caixa-preta”, que, segundo o presidente eleito, é um “anseio” dos brasileiros.

Jair Bolsonaro | Foto: EBC

“Firmo o compromisso de iniciar o meu mandato determinado a abrir a caixa-preta do BNDES e revelar ao povo brasileiro o que foi feito com seu dinheiro nos últimos anos. Acredito que esse é um anseio de todos”, escreveu Bolsonaro, no Twitter.

O BNDES foi alvo de investigações da Polícia Federal, que indiciou os ex-ministros Guido Mantega e Antônio Palocci, o ex-presidente da instituição Luciano Coutinho, além do empresário Joesley Batista, da JBS, por suspeitas de operações ilícitas.

EM GREVE HÁ TRÊS DIAS, CARCEREIROS DO CHILE DECLARAM MOTIM NOS PRESÍDIOS

Os carcereiros do Chile aumentaram a intensidade da paralisação da categoria, que nesta quarta-feira (7) completou três dias, e declararam um motim generalizado nos presídios do país e uma greve de fome “em massa” na penitenciaria de Santiago, capital do país.

A Associação Nacional de Funcionários Penitenciários (Anfup) informou nesta quarta-feira da intensificação do protesto, através de um comunicado em seu site, para exigir melhorias trabalhistas.

Segundo os dirigentes, a greve atual é indefinida e tem uma adesão em nível nacional de 20.000 funcionários.

PARALISAÇÃO É ILEGAL, DIZ GOVERNO

No governo, o subsecretário de Justiça, Juan José Ossa, rotulou a mobilização de “ilegal” e disse que poderão ser aplicados descontos nos salários dos trabalhadores que aderirem à greve, segundo informou o jornal “La Tercera”.

A greve começou na segunda-feira (5) depois que, na semana passada, dirigentes dos sindicatos de carcereiros se reuniram com representantes do governo para tentar chegar a um acordo e evitar a paralisação, mas não foi possível.

Entre suas principais reivindicações se destacam vários pontos para melhorar a carreira, como um bônus de incentivo para a aposentadoria ou uma melhor distribuição da força de trabalho.

*Agência VIU! com EBC

 

Comentários

comentários