Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

NA INOVAÇÃO É proibido proibir

Caio Vianna Por Caio Vianna
10/12/2016 - 23:00 - atualizado em 18/12/2016 - 23:41
em Opinião
A A
File illustration picture showing the logo of car-sharing service app Uber on a smartphone next to the picture of an official German taxi sign in Frankfurt, September 15, 2014. A Frankfurt court earlier this month instituted a temporary injunction against Uber from offering car-sharing services across Germany. San Francisco-based Uber, which allows users to summon taxi-like services on their smartphones, offers two main services, Uber, its classic low-cost, limousine pick-up service, and Uberpop, a newer ride-sharing service, which connects private drivers to passengers - an established practice in Germany that nonetheless operates in a legal grey area of rules governing commercial transportation.    REUTERS/Kai Pfaffenbach/Files  (GERMANY - Tags: BUSINESS EMPLOYMENT CRIME LAW TRANSPORT)

File illustration picture showing the logo of car-sharing service app Uber on a smartphone next to the picture of an official German taxi sign in Frankfurt, September 15, 2014. A Frankfurt court earlier this month instituted a temporary injunction against Uber from offering car-sharing services across Germany. San Francisco-based Uber, which allows users to summon taxi-like services on their smartphones, offers two main services, Uber, its classic low-cost, limousine pick-up service, and Uberpop, a newer ride-sharing service, which connects private drivers to passengers - an established practice in Germany that nonetheless operates in a legal grey area of rules governing commercial transportation. REUTERS/Kai Pfaffenbach/Files (GERMANY - Tags: BUSINESS EMPLOYMENT CRIME LAW TRANSPORT)

Campos-RJ: Em artigo, Caio Vianna define como preocupante a guerra que o prefeito eleito Rafael Diniz pretende declarar contra o Uber

*Por Caio Vianna

Desde que disputei a prefeitura de Campos dos Goytacazes em outubro deste ano, tenho primado pela discrição sobre temas relacionados ao novo governo que se iniciará em janeiro próximo. Mas, um tema, especialmente, me chama a atenção nos últimos dias e me instiga a opinar: a inserção espontânea da cidade no ambiente de economia compartilhada e o ensaio de resistência por parte do futuro governo.

As grandes transformações sociais e econômicas sempre trazem um profundo impacto sobre as relações de trabalho. É um processo de rupturas, muitas vezes, doloroso e que enfrenta grandes resistências, mas que no decorrer do tempo se reflete em avanços para o conjunto da sociedade.

LEIA TAMBÉM

Lula quer criar apps públicos para concorrer com Uber e Ifood

Passageiro da Uber que pagar em dinheiro precisará tirar selfie

PM firma parceria com Uber para combater ações criminosas

Apps de transporte de passageiros anunciam reajuste de até 6,5% nos preços das viagens

Os conflitos nesta seara são latentes no Brasil, bastando recorrer à série histórica das transformações mais recentes. A revolução industrial, no século XIX, sepultou o modelo de produção escravagista. O Brasil, que foi o último país do mundo a abolir a escravatura em 1888, tentou resistir ao novo modelo de produção por pressão de suas oligarquias, contudo, se rendeu as evidências, o que custou a queda da monarquia no reinado de Dom Pedro II.

Historiadores apontam que o golpe militar que derrubou a monarquia eclodiu por pressões da cafeicultura escravocrata, que insistia no modelo superado. A resistência impôs o atraso, porque só entraríamos de fato no processo de industrialização no século XX, a partir do governo Vargas.

Nos últimos anos, as mudanças demográficas, culturais e tecnológicas, desta vez decorrentes da quarta revolução industrial continuam impactando as relações de trabalho e exigindo mudanças nas estruturas organizacionais e dos indivíduos.

O fato mais recente em algumas cidades brasileiras é o aplicativo Uber, este sistema admirável de economia compartilhada. Por meio deste aplicativo, usuários de transportes podem solicitar um serviço personalizado de atendimento, a um custo competitivo e com avaliação da qualidade do serviço em tempo real. É uma mudança de paradigma presente em vários países e até recentemente restritos as capitais do país.

Milhares de usuários conseguem superar deficiências no sistema de mobilidade urbana e milhares de trabalhadores conseguem obter renda neste momento de crise. Só em 2014, a empresa Uber diz ter gerado 50 mil empregos no mundo mensalmente por meio de cadastramento de motoristas. No ano passado a meta era gerar um milhão de empregos quando a Organização Mundial do Comércio preconiza o fim de cinco milhões de empregos no mundo nos próximos anos por conta do choque da quarta revolução industrial.

No território nacional a empresa atua em 27 cidades, com 4 milhões de usuários ativos. Estamos falando de um produto da quarta revolução industrial que veio para ficar e mesmo nas cidades em que encontra resistências, a justiça tem mantido os serviços funcionando por meio de decisões favoráveis.

No Rio de Janeiro, segundo o prefeito eleito Marcelo Crivella, a empresa pagou cerca de R$ 5 milhões de ISS a prefeitura só este ano, receita que o município não poderá abrir mão, segundo ele.

Diante das evidências favoráveis deste serviço e do fator preponderante, que é a notória aprovação dos usuários – fato citado por Crivella – causa perplexidade a promessa do prefeito eleito de Campos, Rafael Diniz, de impedir o funcionamento do Uber para favorecer os taxistas. Assumiu este compromisso em audiência pública na Câmara de Vereadores, diante de uma platéia de taxistas. Tomara que seja apenas um posicionamento equivocado e não um surto de demagogia diante de um nicho de eleitores.

É preciso entender que nesta disputa entre taxi e Uber pelo mercado, um sistema não anula o outro. Os dois podem conviver harmonicamente, estabelecendo uma produtiva concorrência no mercado. Concorrência é sempre salutar numa economia de mercado. Não se deve inibir a criatividade, principalmente quando gera emprego, renda, negócios e fluxo de renda. Neste ambiente de inovação tecnológica cai bem uma frase de Caetano Veloso com a irreverência do tropicalismo no enfrentamento da ditadura: “é proibido proibir”.

O risco da intromissão do poder público na condição de patrono dos taxistas, quando deveria arbitrar conflitos, não é saudável. É altamente perigoso. Principalmente quando na audiência pública tem um ingrediente que ninguém ousou dizer o nome: o mercado de locação de ponto de taxi, algo que funciona à margem da legislação. São inúmeros os taxistas que atuam como arrendatários de pontos, se submetendo a uma dura rotina de exploração em nome da sobrevivência.

É preciso lembrar que Campos dos Goytacazes já foi vanguarda ao destacar-se como primeira cidade da América Latina a inaugurar a luz elétrica. Imagine se nesta época os governantes resolvessem barrar a novidade para defender a iluminação por meio de lampiões!  Ou impedir a chegada da ferrovia ou dos carros motorizados para preservar o emprego dos estafetas! Inimaginável.

A quarta revolução industrial bate as nossas portas. Neste mundo de alta volatilidade somente a atualização sistemática, a boa prestação de serviços e a inserção de novas tecnologias será capaz de oferecer oportunidades no mercado de trabalho. É preciso buscar modelos de inclusão da sociedade nesta nova realidade e evitar toda e qualquer tentação ao retardamento. O Uber é apenas um elemento de uma economia compartilhada que veio para ficar.

*Caio Vianna atua na área de tecnologia de informação, é presidente do diretório municipal do PDT em Campos dos Goytacazes e foi candidato a prefeito na eleição deste ano.

Tags: Artigo de Caio ViannaInovação tecnológicaMobilidade urbanaSistemaTaxiUber
EnviarCompartilhamentoTweetCompartilhamentoCompartilhamentoEnviar
Notícia anterior

LISTA DA ODEBRECHET sacode a República

Próxima notícia

HERANÇA MALDITA para o ano de 2017

Caio Vianna

Caio Vianna

Desenvolvedor de sistemas de Tecnologia de Informação, atuando na área de engenharia de sistemas e presidente do diretório municipal do PDT em Campos dos Goytacazes-RJ

 Notícias relacionadas

Uber transporta refugiados na Ucrania
Mundo

Uber dá corridas de graça entre Ucrânia e Polônia para transportar refugiados

05/03/2022 - 18:43
Uber lançou um novo serviço de transporte por motocicleta em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A nova modalidade também passou a ser oferecida em Belo Horizonte (MG) e em mais 17 cidades brasileiras.
Negócios

Uber lança serviço de moto na Baixada e em mais 17 cidades brasileiras

30/10/2021 - 10:09
Gasolina cara provoca debandada de motoristas em apps de corrida
Brasil

Alta dos combustíveis leva 30 mil motoristas de app a devolverem seus carros

23/10/2021 - 16:02
Carregar mais
Próxima notícia
Rio de Janeiro (RJ), 08/11/2016 - Servirores invadem a ALERJ. Foto: Marcelo Theobald/Extra/Ag. O Globo

HERANÇA MALDITA para o ano de 2017

SERVIDORES EXPULSOS por corrupção

COLUNISTAS

Teatro: “As Sete Vidas de Alva” no Teatro Municipal de Niterói

Carlos Fracho
01/07/2022 06:04

Promessa de Estado de Bem Estar Social no Brasil é uma frustração

Ranulfo Vidigal
29/06/2022 10:11

“Memórias das ruínas de Creta”, de Bernadette Lyra: um romance mítico e multicultural

Deneval Siqueira
28/06/2022 10:22

Federico Baudelaire 05: No coração dos boatos

Federico Baudelaire
28/06/2022 10:00

Coluna Geleia Geral 07: Trem de Doido Mina Turca

Geléia Geral | Arthur Gomes
22/06/2022 03:10

Movimentos sociais dos EUA em marcha contra a miséria no país

Roberto Barbosa
19/06/2022 06:34

Campos-RJ: Gatos estão sendo exterminados com agrotóxico usado como raticida 

Marcos Pedlowski
22/05/2022 08:57

Canal Livre: Entrevista de Ciro Gomes desmascara “formadores de opinião” 

Agenor Burla
15/05/2022 06:36

Notícias Campos de GoytacazesNotícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, Macaé-RJ, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil e o mundo.
E-mail: contato@viuonline.com.br

EDITORIAS

Arte Brasil Cidade D+News Fonte Exclusiva Geral Jogos Mundo Negócios Opinião Podcast Tecnologia & Inovação

RÁDIO VIU! DIGITAL

Ooops ! You forgot to enter a stream url ! Please check Radio Player configuration

Your browser does not support the audio element.
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist