O choque de preços de alimentos e energia, que aparentemente veio para ficar, tende a tornar o cultivo da cana irrigada em médias e grandes extensões de terra, novamente rentável e competitiva.
Nunca uma safra agrícola teve início no norte fluminense, com preços de etanol, açúcar e energia tão remuneradores. O ponto é adicionar a essa nova fase uma adequada infraestrutura econômica, social e ambiental para o morador dos municípios interioranos e de base rural.
Nesse contexto, retomar a ideia do planejamento regional é estratégico. A irrigação, por exemplo, embora represente uma saída de custo alto, é a única saída viável para recuperar a produtividade da terra agrícola, nos moldes praticados no interior paulista.
O fator chave agora é o choque de preços internacionais da energia que cria vantagens relativas para o etanol e para a geração de energia do bagaço da cana.
Remunerar o pequeno produtor de cana de açúcar e fixar um contingente populacional na área rural, nestes tempos de tecnologia digital chegando a qualquer canto do planeta e promovendo acesso às tecnologias de ponta, informação e telecomunicações.
O cooperativismo vem da tradição europeia e gera graus de liberdade para o produtor rural associado. Estamos falando de uma economia solidária cooperativada, um outro arranjo produtivo, ou seja, um empreendimento baseado na propriedade coletiva dos meios de produção.
Em 2022, por exemplo ela vai dividir parte dos 240 milhões de reis da receita de venda da matéria prima, entre proprietários rurais e assim permitir ao processo industrial gerar açúcar, etanol e energia. Uma saída inteligente para superar a questão da escala produtiva que limita o pequeno produtor.
Em contrapartida, o modelo empresarial NOVA CANABRAVA se baseia numa interessante e rentável verticalização da produção da unidade industrial da empresa. Uma empresa não pode existir sem revolucionar, incessantemente, seus instrumentos de produção e distribuição de seus produtos e serviços. E, consequentemente, suas relações de produção na busca de maior produtividade.
Resumo da ópera: Foi dada a largada!